Logotipo do repositório
 

Publicação:
O uso da modelagem matemática no ensino de matemática

dc.contributor.advisorChiaradia, Ana Paula Marins [UNESP]
dc.contributor.authorAlves, Amanda Norberto
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-05-26T12:40:09Z
dc.date.available2022-05-26T12:40:09Z
dc.date.issued2022-03-09
dc.description.abstractÉ certo que a matemática não deve ser vista apenas como números e fórmulas, mas também como uma forma de desenvolver raciocínios e auxiliar nas tomadas de decisões. Dessa forma, a modelagem matemática surge como uma alternativa pedagógica positiva para a educação. Com a finalidade de conectar os conteúdos matemáticos com as vivências do aluno, o método tem se mostrado eficaz no aprendizado dos estudantes e despertado o interesse na disciplina. Motivado pela ideia de desmistificar a matemática como uma matéria de difícil compreensão e tomando como base os baixos índices de aprendizado na disciplina, esse trabalho é norteado pela pergunta “Como trazer mais sentido para as aulas de matemática?”. Portanto, propõe-se a discorrer sobre a modelagem matemática e apresentar relatos de atividades que utilizam da modelagem e servem como orientação para um ensino mais dinâmico e atrativo, seguindo as direções propostas pela BNCC nos anos finais do ensino fundamental. O objetivo desse trabalho é apresentar uma tendência de ensino que colabora para o aprendizado dos alunos e permite que eles consigam atribuir maior significado aos conteúdos que estão aprendendo. Desenvolvido em uma abordagem qualitativa de classificação exploratória e procedimento bibliográfico, o trabalho apresenta resultados satisfatórios quanto ao uso da modelagem matemática para o entendimento de conteúdos matemáticos.pt
dc.description.abstractIt is true that mathematics should not be seen only as numbers and formulas, but also as a way to develop reasoning and assist in decision making. Thus, mathematical modeling emerges as a positive pedagogical alternative for education. With the purpose of connecting mathematical content to the student's experiences, the method has proven to be effective for student learning and has awakened interest in the subject. Motivated by the idea of demystifying mathematics as a subject of difficult understanding and based on the low rates of learning in the subject, this work is guided by the question "How to bring more meaning to mathematics classes?". Therefore, it is proposed to discuss mathematical modeling and present reports of activities that use modeling and serve as guidance for a more dynamic and attractive teaching, following the directions proposed by the BNCC in the final years of elementary school. The goal of this work is to present a teaching trend that contributes to student learning and allows them to assign greater meaning to the content they are learning. Developed in a qualitative approach of exploratory classification and bibliographical procedure, the work presents satisfactory results regarding the use of mathematical modeling for the understanding of mathematical content.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/234918
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectModelagem Matemáticapt
dc.subjectEnsino de Matemáticapt
dc.subjectEducação Básicapt
dc.subjectMathematical Modelingen
dc.subjectMathematics Teachingen
dc.subjectBasic Educationen
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectModelos matemáticospt
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt
dc.titleO uso da modelagem matemática no ensino de matemáticapt
dc.title.alternativeThe use of mathematical modeling in mathematics teachingen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.undergraduateMatemática - FEGpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
alves_an_tcc_guara.pdf
Tamanho:
673.56 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
alves_an_tcc_guara_aut.pdf
Tamanho:
218 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: