Publicação: Ensino de Física contra a barbárie: discutindo as barreiras hegemônicas no contexto do projeto Manhattan
Carregando...
Arquivos
Data
2023-01-23
Autores
Orientador
Bortoletto, Adriana 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Física - FEIS
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir uma proposta desenvolvida no contexto do trabalho de conclusão de curso, a respeito do ensino de física contra a barbárie, utilizando a construção e desenvolvimento de uma sequência didática sobre o Projeto Manhattan e as barreiras hegemônicas de sua criação, na perspectiva da educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente). Como referencial teórico utilizamos Theodor Adorno, filósofo e sociólogo da primeira geração teórico-crítica da Escola de Frankfurt. Para o autor, a barbárie é um atraso frente ao processo civilizatório, onde o exercício moral e social não acompanha as evoluções tecnológicas, quando isso acontece, a sociedade caminha para uma destruição coletiva. Com o desenvolvimento da sequência didática espera-se que o ensino de física se oponha não só à não legitimação da barbárie, como também atue no combate a ela, que favoreça a ação cidadã e a construção de um pensamento crítico frente as demandas sociais. É uma pesquisa qualitativa, os dados foram constituídos por meio de grupo focal com alunos do 2º ano do ensino médio, que participaram do desenvolvimento da sequência didática elaborada pela autora em uma escola pública na cidade de Ilha Solteira. Os resultados deste trabalho foram analisados em interlocução com os referenciais teóricos abordados. Diante de tudo que foi o exposto, é possível inferir que alunos se interessaram pelas aulas, foram incentivados a discutir, pesquisar, escrever. Os participantes do grupo focal conseguiram, mesmo que não completamente, identificar a barbárie, se opor a ela e argumentar de forma crítica.
Resumo (inglês)
This research aims to present and discuss a proposal developed in the context of the end-of-course work, regarding the teaching of physics against barbarism, using the construction and development of a didactic sequence about the Manhattan Project and the hegemonic barriers of its creation, from the perspective of CTSA education (Science, Technology, Society and Environment). As a theoretical reference we used Theodor Adorno, philosopher and sociologist of the first theoretical critical generation of the Frankfurt School. For the author, barbarism is a delay in the civilizing process, where the moral and social exercise does not accompany the technological evolutions, and when this happens, society walks towards a collective destruction. With the development of the didactic sequence it is expected that the teaching of physics opposes not only the non-legitimatization of barbarism but also acts against it, and that it favors citizen action and the construction of a critical thinking towards social demands. This is a qualitative research, the data were collected through a focus group with 2nd year high school students, who participated in the development of the didactic sequence developed by the author in a public school in the city of Ilha Solteira. The results of this research were analyzed in interlocution with the theoretical references discussed. In view of the discussion, it is possible to conclude that the students were interested in the classes, and were encouraged to discuss, research, and write. The participants of the focal group were able, even if not completely, to identify barbarism, to oppose it, and to argue.
Descrição
Idioma
Português