Logotipo do repositório
 

Publicação:
Atlas municipais elaborados por professores: a experiência conjunta de Limeira, Rio Claro e Ipeúna

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Na última década, as recomendações curriculares de história e geografia para o ensino fundamental incentivaram a produção de atlas municipais, uma vez que permitem incluir num só volume mapas, textos, fotografias, gráficos, entre outras fontes de informação, a respeito do espaço local. Este artigo apresenta uma experiência em que a produção de atlas municipais se tornou projeto de pesquisa colaborativa entre pesquisadores da universidade e professores de geografia, história e ciências de três municípios. Problemas como recorte curricular, linguagem cartográfica e formação de professores consistem nos pontos principais da pesquisa, a qual traz uma contribuição significativa para a constituição de uma linha de pesquisa que vem sendo chamada de cartografia escolar.

Resumo (inglês)

In the last decade, the curricular recommendations as for history and geography teaching in primary school have encouraged the production of municipal atlases, since they allow including in a one volume maps, texts, photographs and graphics, among others information sources concerning the local space. This paper presents an experience where producing municipal atlases became a collaborative research project between university researchers and Geography, History and Sciences teachers from three towns. Such problems as curricular divisions, cartographic language and teacher training are the focus of this research, which brings forward a significant contribution to constitute a research line of what is now called school cartography.

Descrição

Palavras-chave

Atlas municipais, Formação de professores, Ensino de história e geografia, Municipal atlases, Teacher training, History and geography teaching

Idioma

Português

Como citar

Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 23, n. 60, p. 149-168, 2003.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação