Publicação: Atlas municipais elaborados por professores: a experiência conjunta de Limeira, Rio Claro e Ipeúna
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Na última década, as recomendações curriculares de história e geografia para o ensino fundamental incentivaram a produção de atlas municipais, uma vez que permitem incluir num só volume mapas, textos, fotografias, gráficos, entre outras fontes de informação, a respeito do espaço local. Este artigo apresenta uma experiência em que a produção de atlas municipais se tornou projeto de pesquisa colaborativa entre pesquisadores da universidade e professores de geografia, história e ciências de três municípios. Problemas como recorte curricular, linguagem cartográfica e formação de professores consistem nos pontos principais da pesquisa, a qual traz uma contribuição significativa para a constituição de uma linha de pesquisa que vem sendo chamada de cartografia escolar.
Resumo (inglês)
In the last decade, the curricular recommendations as for history and geography teaching in primary school have encouraged the production of municipal atlases, since they allow including in a one volume maps, texts, photographs and graphics, among others information sources concerning the local space. This paper presents an experience where producing municipal atlases became a collaborative research project between university researchers and Geography, History and Sciences teachers from three towns. Such problems as curricular divisions, cartographic language and teacher training are the focus of this research, which brings forward a significant contribution to constitute a research line of what is now called school cartography.
Descrição
Palavras-chave
Atlas municipais, Formação de professores, Ensino de história e geografia, Municipal atlases, Teacher training, History and geography teaching
Idioma
Português
Como citar
Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 23, n. 60, p. 149-168, 2003.