Publicação: A Geometria nos anos finais do ensino fundamental: dos PCN à BNCC
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Data
2024-12-05
Orientador
Souza, Antonio Carlos de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Guaratinguetá - FEG - Matemática
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho investiga o que se propõe para o ensino de geometria nos anos finais do ensino fundamental, segundo as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Buscamos traçar um histórico da geometria onde dissertamos sobre sua origem e evolução, transitando pelo desenvolvimento de seu ensino no Brasil até os dias atuais. Reconhecendo a importância da geometria no currículo de Matemática, o objetivo central desta pesquisa é analisar e comparar as diretrizes dos PCN e da BNCC, identificando suas convergências e divergências. Para isso, adotou-se uma metodologia qualitativa, utilizando a análise documental, que permite um exame detalhado das informações relevantes de ambos documentos e facilita a comparação de suas proposições. Concluímos, finalmente, que, apesar do avanço nas proposições para as diretrizes educacionais, ambos os documentos possuem limitações e fragilidades, entretanto, se bem aplicadas, estas diretrizes podem enriquecer o ensino de geometria no Brasil.
Resumo (inglês)
This work investigates what is proposed for teaching geometry in the final years of elementary school, according to the guidelines contained in the National Curricular Parameters (PCN) and the National Common Curricular Base (BNCC). We seek to trace a history of geometry where we talk about its origin and evolution, going through the development of its teaching in Brazil until the present day. Recognizing the importance of geometry in the Mathematics curriculum, the central objective of this research is to analyze and compare the PCN and BNCC guidelines, identifying their convergences and differences. To achieve this, a qualitative methodology was adopted, using document analysis, which allows a detailed examination of the relevant information from both documents and facilitates the comparison of their propositions. We finally conclude that, despite the advancement in propositions for educational guidelines, both documents have limitations and weaknesses; however, if well applied, these guidelines can enrich geometry teaching in Brazil.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
OLIVEIRA, Stefany Maria Ribeiro de. A geometria nos anos finais do ensino fundamental: dos PCN à BNCC. Orientador: Antonio Carlos de Souza. 2024. 41.f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Engenharia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá, 2024.