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Publicação:
Elaboração de material didático: educação ambiental nas áreas verdes urbanas de Ilha Solteira - SP

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Orientador

Dornfeld, Carolina Buso

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Ciências Biológicas - FEIS

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A existência de espaços verdes urbanos é fundamental para uma boa qualidade de vida das populações humanas. Entretanto, esses espaços nem sempre são utilizados pelas populações em geral e pelas comunidades escolares, embora sejam espaços educativos em excelência. Dentro desse espectro foi pensado um material didático para que a Educação Ambiental ocorresse no meio ambiente e ainda, que a escola fosse o caminho para gerar pertencimento local e ambiental, além de promover o conhecimento da biodiversidade da região. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar a construção do material didático “Áreas Verdes Urbanas para a Educação Ambiental: uma proposta ilustrada”, estruturado a partir da realidade local de duas Áreas Verdes de Ilha Solteira- SP, com a pretensão de ser utilizado posteriormente para aulas de campo e servir de norteador para novos materiais. Com esse material pretendemos que a Educação Ambiental ultrapasse as barreiras apenas conservacionistas, além de contemplá-las, a fim de trazer reflexões sobre o meio ambiente como um todo, sobre o ser humano como participante dos processos naturais, um ser próximo da natureza. Utilizando mais esses ambientes e unindo-os aos materiais educativos, podemos despertar o nosso olhar para a consciência ambiental, compreendendo o meio ambiente em sua totalidade.

Resumo (português)

The existence of urban green spaces is fundamental for a good quality of life for human populations. However, these spaces are not always used by the population in general and by school communities, although they are educational spaces in excellence. Therefore, a didactic material was designed for Environmental Education to occur in the environment and also that the school was the way to generate local and environmental belonging, in addition to promoting knowledge of the region's biodiversity. With this material we intend that Environmental Education overcomes only conservationist barriers, in addition to contemplating it, in order to bring reflections on the environment as a whole, on the human being as a participant in natural processes, a human being close to nature. Thus, the objective of this work is to present the construction of the didactic material "Urban Green Areas for Environmental Education: an illustrated proposal", structured from the local reality of two Green Areas of Ilha Solteira-SP, with the intention of being used later for field classes and serve as a guide for new materials. With this material we intend that Environmental Education overcomes only conservationist barriers, in addition to contemplating it, in order to bring reflections on the environment as a whole, on the human being as a participant in natural processes, a human being close to nature. Using these environments more and joining them to educational materials, we can awaken our gaze to environmental awareness, understanding the environment in its entirety.

Descrição

Palavras-chave

Educação Básica, Flora e Fauna, Praças e Jardins, Basic education, Flora and fauna, Squares and gardens

Idioma

Português

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