Publicação: Elaboração de material didático: educação ambiental nas áreas verdes urbanas de Ilha Solteira - SP
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Data
Autores
Orientador
Dornfeld, Carolina Buso 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Ciências Biológicas - FEIS
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A existência de espaços verdes urbanos é fundamental para uma boa qualidade de vida das populações humanas. Entretanto, esses espaços nem sempre são utilizados pelas populações em geral e pelas comunidades escolares, embora sejam espaços educativos em excelência. Dentro desse espectro foi pensado um material didático para que a Educação Ambiental ocorresse no meio ambiente e ainda, que a escola fosse o caminho para gerar pertencimento local e ambiental, além de promover o conhecimento da biodiversidade da região. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar a construção do material didático “Áreas Verdes Urbanas para a Educação Ambiental: uma proposta ilustrada”, estruturado a partir da realidade local de duas Áreas Verdes de Ilha Solteira- SP, com a pretensão de ser utilizado posteriormente para aulas de campo e servir de norteador para novos materiais. Com esse material pretendemos que a Educação Ambiental ultrapasse as barreiras apenas conservacionistas, além de contemplá-las, a fim de trazer reflexões sobre o meio ambiente como um todo, sobre o ser humano como participante dos processos naturais, um ser próximo da natureza. Utilizando mais esses ambientes e unindo-os aos materiais educativos, podemos despertar o nosso olhar para a consciência ambiental, compreendendo o meio ambiente em sua totalidade.
Resumo (português)
The existence of urban green spaces is fundamental for a good quality of life for human
populations. However, these spaces are not always used by the population in general and by
school communities, although they are educational spaces in excellence. Therefore, a didactic
material was designed for Environmental Education to occur in the environment and also that
the school was the way to generate local and environmental belonging, in addition to
promoting knowledge of the region's biodiversity. With this material we intend that
Environmental Education overcomes only conservationist barriers, in addition to
contemplating it, in order to bring reflections on the environment as a whole, on the human
being as a participant in natural processes, a human being close to nature. Thus, the objective
of this work is to present the construction of the didactic material "Urban Green Areas for
Environmental Education: an illustrated proposal", structured from the local reality of two
Green Areas of Ilha Solteira-SP, with the intention of being used later for field classes and
serve as a guide for new materials. With this material we intend that Environmental Education
overcomes only conservationist barriers, in addition to contemplating it, in order to bring
reflections on the environment as a whole, on the human being as a participant in natural
processes, a human being close to nature. Using these environments more and joining them to
educational materials, we can awaken our gaze to environmental awareness, understanding
the environment in its entirety.
Descrição
Palavras-chave
Educação Básica, Flora e Fauna, Praças e Jardins, Basic education, Flora and fauna, Squares and gardens
Idioma
Português