Publication: Formação docente e geografia escolar: um estudo de caso entre Brasil e Espanha
Loading...
Date
Authors
Advisor
Coadvisor
Graduate program
Undergraduate course
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Cultura Acadêmica
Type
Book
Access right
Acesso aberto

Abstract
O livro de João Pedro Pezzato discute a atual organização curricular dos cursos de formação de professores de Geografia, comparando com viés crítico as experiências da Universidade de Santiago de Compostela, da Espanha, e do Curso de Licenciatura em Geografia da Unesp de Rio Claro, interior de São Paulo. Para Pezzato, enquanto na Espanha todas as disciplinas estão relacionadas com os conhecimentos específicos da área, percebe-se no Brasil o predomínio de um modelo conceitual no qual os conteúdos pedagógicos de algumas disciplinas não têm nenhuma articulação com a própria Geografia. O resultado é, muitas vezes, o divórcio entre a componente científica específica e aquela mais diretamente relacionada com as questões educativas. O pesquisador chama a atenção ainda para a falta de articulação entre pesquisa e ensino, e para a rala distinção, no Brasil, entre a formação de bacharéis e de licenciados em Geografia, já que não existem diferenças significativas entre os componentes curriculares das duas modalidades. Por isso, para ele é premente a adoção de inovações curriculares no ensino da Geografia, inclusive no que diz respeito ao ensino da leitura e da escrita no contexto da disciplina.
Description
Keywords
Pratica de ensino, Educação, Geografia, Professores - Formação
Language
Portuguese
Citation
PEZZATO, João Pedro. Formação docente e geografia escolar: um estudo de caso entre Brasil e Espanha. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832925.