Publicação:
Entre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de Ciências

dc.contributor.authorChapani, Daisi Terezinha
dc.contributor.authorCarvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:56:59Z
dc.date.available2016-03-02T12:56:59Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractThis study aimed at both identifying possibilities of communicative action that occur in the formative trajectory of Science teachers, and therefore collaborate in the discussion on the rationality approach that supports teacher education. Therefore, we hope to contribute for the construction of a formative model that encourages human emancipation. For this purpose, we draw concepts from Communicative Action Theory proposed by Jürgen Habermas. Data were obtained by half-structuralized interviews. Although strategic actions predominate among those used by teachers during their education period, we observed some tension focus could be identified, better recognized and built up in order to enlarge possibilities of increasing communicative actions in teacher education. We identified political and epistemological factors as obstacles for these possibilities to materialize.en
dc.description.abstractEste estudo teve por intenção identificar possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de Ciências e, dessa forma, colaborar com a discussão dos tipos de racionalidade que fundamentam essa formação. Espera contribuir para a elaboração de um modelo formativo que favoreça a emancipação do ser humano. Para tanto, utiliza conceitos provenientes da Teoria da Ação Comunicativa proposta por Jürgen Habermas. Os dados foram constituídos por meio de entrevistas semi-estruturadas. Embora as ações estratégicas predominem entre aquelas usadas pelos docentes em sua formação, ocorreram focos de tensão que podem ser identificados, tematizados e ampliados, de maneira que se alarguem as possibilidades de ações comunicativas na formação docente. Foram identificados fatores políticos e epistemológicos como impedimentos para que essas possibilidades se concretizem.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Departamento de Ciências Biológicas, Jequié, BA, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, Brasil
dc.format.extent187-208
dc.identifierhttp://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/433
dc.identifier.citationPráxis Educacional, v. 6, n. 9, p. 187-208, 2010.
dc.identifier.fileISSN1809-0249-2010-06-09-187-208.pdf
dc.identifier.issn1809-0249
dc.identifier.lattes8579308623463839
dc.identifier.lattes2571977671030681
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134492
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofPráxis Educacional
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectTeachers educationen
dc.subjectCommunicative actionen
dc.subjectCommunicative actionen
dc.subjectTheory proposed by Habermasen
dc.subjectFormação docentept
dc.subjectAção comunicativapt
dc.subjectTeoria da açãopt
dc.subjectComunicativa de Habermaspt
dc.titleEntre o sistema e o mundo da vida: possibilidades de ação comunicativa na trajetória formativa de professores de Ciênciaspt
dc.title.alternativeBetween systems and world life: possibilities of communicative actions on science teachers’s trajetoryen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8579308623463839
unesp.author.lattes2571977671030681
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
unesp.departmentFísica e Química - FEISpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1809-0249-2010-06-09-187-208.pdf
Tamanho:
256.41 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format