Publicação: Encontros com a terceira idade e com a extensão: relato de uma experiência de intervenção em Psicologia
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
This paper reports the experience of intervention with seniors groups in an activity called "Encontros com a Terceira Idade", offered in the extension project "Universidade Aberta à Terceira Idade" (UNATI) of the Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP), campus of Assis. The activities happen every week in the form of thematic workshops, following the operating group reference (PICHON-RIVIERE, 1985), with an hour and-a-half each. The purpose of the activities is to promote intervention strategies in the form of groups that can produce the expansion of the subjectivity of the elderly in order to combat the social isolation that many are submitted and also to promote (re) meanings of the aging process.
Resumo (português)
Este trabalho é um relato da experiência de intervenção com grupos de idosos em uma atividade denominada “Encontros com a Terceira Idade”, oferecida no projeto de extensão “Universidade Aberta à Terceira Idade” (UNATI) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Assis. As atividades acontecem semanalmente, no formato de oficinas temáticas, seguindo o referencial de grupo operativo (PICHON-RIVIÈRE, 1985), com uma hora e meia de duração. O objetivo das atividades é fomentar estratégias de intervenção no formato de grupos que possam produzir a expansão da subjetividade dos idosos, de maneira a combater o isolamento social a que muitos estão submetidos e também de promover (res)significações do processo de envelhecer.
Descrição
Palavras-chave
Aging, Group, Subjectivity, Envelhecimento, Grupo, Subjetividade
Idioma
Português
Como citar
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.