Logotipo do repositório
 

Publicação:
Representações de gênero na prática de enfermagem na perspectiva de estudantes

dc.contributor.authorSouza, Leonardo Lemos de [UNESP]
dc.contributor.authorAraújo, Derly Borges
dc.contributor.authorSouza, Daiara Silva
dc.contributor.authorBerredo, Valéria
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
dc.date.accessioned2015-08-21T17:53:56Z
dc.date.available2015-08-21T17:53:56Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractThis study’s main goal was to investigate the representations of nursing students about the work of a nurse in a gender perspective, during the training process. The research used a sample of 41 nursing students (1st and 9th semesters) being applied to such a questionnaire, analyzed in the face of the organizer model concept, and also the critics studies of gender. Was found the research data, one is able to notice that, students that start off their academic lives in the nursing course have less stereotyped representations regarding gender behavior and certain problematization concerning the sexual division of the profession. When it comes to training, from the moment in which these students begin to live with the nursing practices, that are impregnated with stereotypes, in different contexts, the vision that once was considered generalizing, becomes crystallized, delimiting the practices that exist in nursing. The data points out to the need of the training courses to embark a problematization on the gender relations in the context of the nursing practices, given the fact they seem to reinforce standards, neglecting an egalitarian democratic and professional action in the professional field.en
dc.description.abstractEste estudo objetivou investigar as representa- ções de estudantes de enfermagem sobre o trabalho da(o) enfermeira(o) numa perspectiva de gênero, durante o processo de formação. A pesquisa utilizou uma amostra de 41 alunos do curso de enfermagem (1o e 9o semestres), sendo aplicado a estes um questionário aberto, o qual foi analisado a partir do conceito de modelo organizador além dos estudos críticos de gênero. Constatou-se com os dados da pesquisa que os alunos e alunas, que iniciam na vida acadêmica dentro do curso de enfermagem, têm representações sobre os comportamentos de gênero com menos estereótipos e com certa problematização acerca da divisão sexual da profissão de enfermagem. No âmbito da formação, a partir do momento em que estes alunos passam a conviver com as práticas de enfermagem, que estão impregnadas de estereótipos, em diferentes contextos, a visão que antes era considerada como generalizada, passa a ser cristalizada delimitando as práticas dentro desta profissão. Os dados apontam para a necessidade dos cursos de formação empreenderem uma problematização sobre as relações de gênero no contexto das práticas de enfermagem, dado que elas parecem reforçar estereótipos negligenciando uma ação profissional democrática e igualitária no campo profissional.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antonio, 2100, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antonio, 2100, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, Brasil
dc.format.extent218-232
dc.identifierhttp://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/908
dc.identifier.citationCiências & Cognição, v. 2, n. 19, p. 218-232, 2014.
dc.identifier.fileISSN1806-5821-2014-02-19-218-232.pdf
dc.identifier.issn1806-5821
dc.identifier.lattes0885794197984146
dc.identifier.lattes6444203522447403
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/127110
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofCiências & Cognição
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectOrganizing modelen
dc.subjectGenderen
dc.subjectNursing educationen
dc.subjectRepresentaçõespt
dc.subjectModelos organizadorespt
dc.subjectGêneropt
dc.subjectFormação em enfermagempt
dc.titleRepresentações de gênero na prática de enfermagem na perspectiva de estudantespt
dc.title.alternativeRepresentations of gender in nursing practice from the perspective of studentsen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0885794197984146
unesp.author.lattes6444203522447403
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.departmentPsicologia Evolutiva, Social e Escolar - FCLASpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1806-5821-2014-02-19-218-232.pdf
Tamanho:
388.36 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format