Publicação: Estudo de caso sobre sales and operations planning na indústria de celulose
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Salomon, Valério Antonio Pamplona 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Engenharia de Materiais - FEG
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O cenário globalizado atual se mostra cada vez mais competitivo. As empresas nesse ambiente
precisam de ferramentas que as auxiliam a manter sua rentabilidade. Oplanejamento permite
que as empresas determinem seu posicionamento por meio de um conjunto de ações. Estas
ações devem ser executadas de acordo com a estratégia desenhada. Desde o nível estratégico
até o operacional, o Sales and Operations Planning se apresenta como uma ferramenta que
possibilita a integração vertical entre diferentes níveis, garantindo que a execução do
planejamento aconteça de acordo com a estratégia da companhia. Teoricamente, o S&OP é
indispensável para qualquer organização. Este trabalho visa comprovar esta afirmação na
prática. Por meio de uma revisão bibliográfica, foram reunidas as características descritas na
literatura e por meio de um estudo de caso foi observado o seu funcionamento em uma indústria
de grande porte. O resultado obtido por meio dessa comparação consiste em uma série de
similaridades e divergências entre funcionamentodescrito na teoria e o realmente exercido na
indústria em temas como: objetivos, papéis e responsabilidades, horizonte de planejamento,
time fences, sistemas de informação, famílias e produtos, indicadores de performance. A
empresa analisada possui uma área de Sales and Operations Planning com viés operacional em
contraste com estratégico/tático proposto na teoria.
Resumo (inglês)
The current globalized scenario is becoming increasingly competitive. Companies in this
environment need tools that help them maintain their profitability. Planning allows companies
to determine their positioning through a set of actions. These actions must be performed
according to the strategy designed. From the strategic to the operational level, Sales and
Operations Planning presents itself as a tool that enables vertical integration between different
levels, ensuring that planning execution happens according to the company's strategy.
Theoretically, S&OP is indispensable for any organization. This paper aims to prove this
statement in practice. Through a literature review, the characteristics described in the literature
were gathered and through a case study it was observed its operation in a large industry. The
result obtained through this comparison consists of a series of similarities and divergences
between the operation described in the theory and the one actually exercised inthe industry
on such topics as: objectives, roles and responsibilities, planning horizon, time fences,
information systems, families and products, performance indicators. The analyzed company has
a Sales and Operations Planning area with operational bias in contrast to the strategic/ tactical
proposed in the theory.
Descrição
Palavras-chave
Planejamento, Planejamento de produção, Planejamento de vendas, Planning, Production planning, Sales planning, Planejamento da produção, Planejamento estratégico, Vendas - Administração
Idioma
Português