Logotipo do repositório
 

Publicação:
Do trabalho coletivo na escola: encontros na diferença

dc.contributor.authorChaluh, Laura Noemi [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:14:29Z
dc.date.available2014-05-20T15:14:29Z
dc.date.issued2010-08-01
dc.description.abstractO presente artigo trata da constituição de um grupo de formação composto por professoras das primeiras séries do Ensino Fundamental de uma escola municipal no interior do Estado de São Paulo. O grupo redefiniu a prática do reforço instituída na escola e assumiu a corresponsabilidade pela aprendizagem dos alunos dessas séries que precisavam de outros tempos para aprender. Esse fato potencializou o empenho conjunto das professoras ao promover um trabalho coletivo para acolher todas as crianças. A dimensão coletiva apareceu quando o grupo, perante os conflitos vividos a partir da prática escolar, tomou consciência deles e definiu objetivos e ações que possibilitaram aos seus alunos aprender. Explicita-se que desenvolver um trabalho coletivo não implica o apagamento das diferenças e considera-se que, com elas, é possível haver coincidência dos objetivos pelos quais os participantes de um grupo trabalham.pt
dc.description.abstractThis article deals with the establishment of an educational group of teachers who work with early grades of primary education in a municipal school in the state of São Paulo. The group redefined the established practice of make-up classes established in the school and assumed the co-responsibility for the learning of those children who needed extra time for learning. This fact encouraged teachers to work together to promote a collective effort to help all children. The collective dimension appeared when teachers, aware of the conflicts experienced in school practice, defined objectives and actions that enabled students' learning. We explicit that the development of collective work does not imply the absence of differences and consider that it is possible to agree on the objectives that the group's participants work for, in spite of the differences.en
dc.description.affiliationUnesp Instituto de Biociências Departamento de Educação
dc.description.affiliationUnespUnesp Instituto de Biociências Departamento de Educação
dc.format.extent207-223
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000200013
dc.identifier.citationPro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 2, p. 207-223, 2010.
dc.identifier.doi10.1590/S0103-73072010000200013
dc.identifier.fileS0103-73072010000200013.pdf
dc.identifier.issn0103-7307
dc.identifier.lattes5879357007917808
dc.identifier.orcid0000-0003-0014-7232
dc.identifier.scieloS0103-73072010000200013
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/29203
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
dc.relation.ispartofPro-Posições
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectformação de professorespt
dc.subjecttrabalho coletivopt
dc.subjectescolapt
dc.subjectteacher educationen
dc.subjectcollective worken
dc.subjectschoolen
dc.titleDo trabalho coletivo na escola: encontros na diferençapt
dc.title.alternativeAbout collective work at school: encounters in the differenceen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5879357007917808
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.departmentEducação - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0103-73072010000200013.pdf
Tamanho:
86.09 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: