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Publicação:
Análise da viabilidade técnica e ambiental da utilização do material fresado nas camadas de sub-base de pavimentos asfálticos

dc.contributor.advisorBardini, Vivian Silveira dos Santos [Unesp]
dc.contributor.advisorFreitas, Marcia Regina de [UNESP]
dc.contributor.authorAlencar, Marcus Vinicius Moura
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-06-28T16:40:20Z
dc.date.available2022-06-28T16:40:20Z
dc.date.issued2020-11-20
dc.description.abstractA infraestrutura de transportes é essencial para o desenvolvimento econômico de um país. Contudo, o desenvolvimento também é responsável por gerar impactos ambientais, que em sua maioria afeta o meio ambiente como um todo. Tendo em vista esse contexto, os métodos construtivos que visão a sustentabilidade se tornam uma solução para a atual situação do desenvolvimento das infraestruturas. A análise do ciclo de vida – LCA (Life Cycle Analysis), juntamente com a análise mecanicista do pavimento são ferramentas que possibilitam quantificar e analisar os impactos gerados e a qualidade de uma determinada obra rodoviária. Neste trabalho é estudado a utilização do material fresado nas camadas de sub-base dos pavimentos, qualificando o material produzido pela Concessionária Nova Dutra nos termos técnicos e ambientais. Duas situações foram comparadas ao longo do trabalho, a primeira consiste em uma estrutura semirrígida invertida, que utiliza apenas materiais virgens em sua construção, apresentando um adicional de 2% e 3% de cimento à mistura de BGTC (Brita Graduada Tratada com Cimento), e a segunda situação na qual é utilizada uma mistura asfáltica com teor de RAP (Reclaimed Asphalt Pavement) em sua construção igual a 63%, e com os mesmos adicionais de 2% e 3% de cimento a essa mistura. Após a comparação dos dados obtidos, foi possível averiguar de maneira geral, sob as diretrizes estabelecidas, qual estrutura levaria à uma maior pegada ambiental. Os ensaios laboratoriais realizados com o material fresado mostraram que o uso desse material não é recomendado pelo DER/SP (Departamento de Estradas de Rodagem) para o tipo de rodovia estudada, estando abaixo dos valores mínimos recomendados. As análises do ciclo de vida dos pavimentos que possuem um teor de 63% de RAP se mostraram ecologicamente mais viáveis, em todos os critérios de impactos estudados. Apesar da restrição do uso do material fresado em pavimentos com grande volume de tráfego, a junção das análises técnicas e ambientais mostraram que em pavimentos de menor tráfego ou mesmo em faixa de menores serviços da rodovia, o uso desse material pode ser uma alternativa para a diminuição da pegada ambiental gerada pelas obras rodoviáriaspt
dc.description.abstractTransport infrastructure is essential for a country’s economic development. However, development is also responsible for generating environmental impacts, which mostly affect the environment as a whole. In view of this context, the constructive methods that view sustainability become a solution for the current situation of infrastructure development. The Life Cycle Analysis – LCA, together with the mechanistic analysis of the pavement are tools that make it possible to quantify and analyze the impacts generated and the quality of a given road work. In this work, the use of the milled material in the subbase layers of the paviment is studied, qualifying the material produced by Nova Dutra Concessionaire in technical and environmental terms. Two situations were compared throughout the work, the first one consists of na inverted semi-rigid structure, which uses only virgin materials in its constrution, presenting na additional 2% and 3% cement to the mixture of Graduated Grain Treated with Cement (BGTC), and the second situation in which na aspahlt mixture with Reclaimed Asphalt Pavement (RAP) content is used in its construction equal to 63%, and with the same additional 2% and 3% cement to this mixture. After comparing the data obtained, it was possible to ascertain in general, under the established guidelines, which structure would lead to a greater environmental footprint. The laboratory tests carried out with the milled material showed that the use of this material is not recommended by Department of Highways of São Paulo (DER/SP) for the type of highway studied, being below the recommended minimum values. The Life Cycle Analyzes of pavements that have a 63% RAP content proved to be ecologically more viable, in all the impact criteria studied. Despite the restriction of the use of milled material on pavements with a high volume of traffic, the combination of tecnical and environmental analyzes showed that on pavements with less traffic or even in a range of lower highway services, the use of this material can be an alternative for reduction of the environmental footprint generated by road works.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/235377
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectAnálise do ciclo de vidapt
dc.subjectPavimentospt
dc.subjectMaterial fresadopt
dc.subjectImpactos ambientaispt
dc.subjectViabilidade técnicapt
dc.subjectRevestimento asfáltico reutilizávelpt
dc.subjectLife cycle analysisen
dc.subjectPavementen
dc.subjectMilled materialen
dc.subjectReclaimed asphalt pavementen
dc.subjectEnvironmental impactsen
dc.subjectTechnical viabilityen
dc.titleAnálise da viabilidade técnica e ambiental da utilização do material fresado nas camadas de sub-base de pavimentos asfálticospt
dc.title.alternativeAnalysis of the technical and environmental feasibility of using the milled material in the asphalt pavement sub-base layersen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.undergraduateEngenharia Civil - FEGpt

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