Logotipo do repositório
 

Publicação:
Discussão do projeto pedagógico de um curso avaliado no provão com conceito 'A' por cinco vezes consecutivas

dc.contributor.authorBotura Júnior, Galdenoro [UNESP]
dc.contributor.authorAzevedo, Tania Cristina Arantes Macedo de [UNESP]
dc.contributor.authorLemos, Marilza Antunes de [UNESP]
dc.contributor.authorMarques, Márcio Alexandre [UNESP]
dc.contributor.authorRosa, Luiz Carlos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:59:48Z
dc.date.available2016-03-02T12:59:48Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractThis paper presents the drafting process of a pedagogical project developed and implemented in the Electrical Engineering Course at Faculty of Engineering, Campus Guaratinguetá UNESP. Applying the project in this course resulted in "A" concept classification in the old National Examination Course, known as MEC General Test (Provão), for five consecutive times. The text presents pre-existing scenario which culminated with the preparation of this new project, the points that guided its construction, the deployment strategy adopted, changing paradigms implemented and results obtained. The text also emphasizes the reasons which led it to be adopted as a starting point for the development of educational projects which resulted in the deployment of two new courses: Electrical Engineering from the Universidade Estadual de Londrina – UEL, and Engineering course control and Automation of Experimental Campus Sorocaba – UNESP.en
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o processo de elaboração do Projeto Pedagógico desenvolvido e implantado no curso de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia do Campus de Guaratinguetá – UNESP, que trouxe como resultado, a classificação com o conceito “A” no antigo Exame Nacional de Curso – Provão do MEC, por cinco vezes consecutivas. No texto, são apresentados o cenário preexistente e que culminou na elaboração desse novo projeto, os pontos que balizaram a sua construção, a estratégia de implantação adotada, as quebras de paradigmas implementadas e os resultados obtidos. Ressaltam-se, também, as razões que o levaram a ser adotado como ponto de partida para a elaboração dos projetos pedagógicos que resultaram na implantação de dois novos cursos: o de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Londrina – UEL, e o curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Experimental de Sorocaba – UNESP.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba (ICTS), Departamento de Engenharia de Controle e Automação, Sorocaba, SP, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG), Departamento de Física e Química, Guaratinguetá, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba (ICTS), Departamento de Engenharia de Controle e Automação, Sorocaba, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG), Departamento de Física e Química, Guaratinguetá, SP, Brasil
dc.format.extent39-50
dc.identifierhttp://www.abenge.org.br/revista/index.php/abenge/article/view/185
dc.identifier.citationRevista de Ensino de Engenharia, v. 32, n. 2, p. 39-50, 2013.
dc.identifier.fileISSN0101-5001-2013-32-02-39-50.pdf
dc.identifier.issn0101-5001
dc.identifier.lattes2863978276801537
dc.identifier.lattes5612515856487911
dc.identifier.orcid0000-0003-4482-3300
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135113
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista de Ensino de Engenharia
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectPedagogical projecten
dc.subjectCurricular reformen
dc.subjectElectrical engineeringen
dc.subjectNational examination courseen
dc.subjectProjeto pedagógicopt
dc.subjectReforma curricularpt
dc.subjectEngenharia elétricapt
dc.subjectExame nacional de cursopt
dc.titleDiscussão do projeto pedagógico de um curso avaliado no provão com conceito 'A' por cinco vezes consecutivaspt
dc.title.alternativeDiscussion of the pedagogical project of a course rated in the MEC general test evaluation with an 'A' for five consecutive timesen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2863978276801537
unesp.author.lattes5612515856487911
unesp.author.orcid0000-0003-4482-3300[4]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Ciência e Tecnologia, Sorocabapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.departmentEngenharia de Controle e Automação - ICTSpt
unesp.departmentFísica e Química - FEGpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN0101-5001-2013-32-02-39-50.pdf
Tamanho:
426.46 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format