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Educação ambiental e o trabalho com valores: entrelaçando a formação inicial e continuada de professores

dc.contributor.authorBonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
dc.contributor.authorCarvalho, Maria Bernadete Sarti Silva [UNESP]
dc.contributor.authorBonfiglioli, Fernando Cesar Marrara [UNESP]
dc.contributor.authorCallegari, Sônia [UNESP]
dc.contributor.authorDegasperi, Thais Cristiane [UNESP]
dc.contributor.authorFraga, Lisiane Abruzzi [UNESP]
dc.contributor.authorLellis, Matheus Henrique M. [UNESP]
dc.contributor.authorOliveira, Cibele Marto [UNESP]
dc.contributor.authorOliveira, Dayene Talita Delgado [UNESP]
dc.contributor.authorPeleias, Glauce Timoni Góes [UNESP]
dc.contributor.authorPereira, Claire Alves [UNESP]
dc.contributor.authorPinto, Marcos Roberto Vaz [UNESP]
dc.contributor.authorSoares, Maria Luíza Branco [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Heluane Aparecida Lemos [UNESP]]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-02T15:39:46Z
dc.date.available2017-01-02T15:39:46Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO projeto de extensão "Educação Ambiental e o trabalho com valores" vem envolvendo desde 2008 programas de formação continuada de professores e a investigação sobre a formação docente. Ao organizar o projeto consideramos de um lado a carência dessa temática nos programas de formação de professores; de outro, a necessidade de pesquisas na área de formação docente. Ao lado da complexidade da questão ambiental, o mundo dos valores e valorações, da moral e ética é intrinsecamente complexo e sujeito a dilemas e tensões, o que demanda tanto espaços de formação como de investigação, nossos objetivos com este projeto. Em termos metodológicos, seu desenho colaborativo, ao envolver professores da universidade, da escola de ensino básico, graduandos e pós-graduandos, propicia um entrelaçamento profícuo de experiências entre esses diferentes atores, promovendo uma colaboração intensa e a formação de todo o grupo. Quanto à formação continuada, em 2012 foram organizados dois programas: um voltado a novos professores interessados na temática do projeto e o segundo, envolvendo um grupo de professores ex-alunos interessados em permanecer na equipe executora. Possibilidades se abrem também para a formação inicial dos universitários que, a partir dessa proposta, podem se aproximar da realidade da escola, apresentada de forma contundente durante os diálogos que se estabelecem nas reuniões conjuntas, como quando acompanham os professores às escolas da rede básica, durante o desenvolvimento das atividades educativas. Ganham assim em termos de formação, seja relativa à atividade educativa, seja relativa à atividade investigativa com a qual se envolvem. Vale destacar também, como um dos resultados alcançados, a publicação de um livro constituído de textos produzidos pelos diferentes grupos que integram o projeto: professores da rede básica de ensino, alunos e professores da UNESP (Bonotto e Carvalho, 2012). De um lado a publicação contribui com a produção de conhecimento sobre a temática ambiental e o trabalho com valores; de outro, implica no reconhecimento e valorização dos professores, reforçando nossa concepção e luta pelo resgate da figura desse profissional em sua autonomia, criticidade e criatividade, capaz de autoria e reflexão sobre práticas que inventa e não somente reproduz. No que se refere à investigação, esta tem resultado em trabalhos apresentados em eventos e periódicos, contribuindo com a construção de conhecimentos a respeito da formação e prática docente relativas à educação ambiental e os valores. Permanecemos enfrentando as dificuldades relativas à busca de modelos de formação que favoreçam a participação dos professores, desafio inerente ao campo da formação continuada. Conscientes de nossas limitações, continuamos atentos às novas possibilidades.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio Claro
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio Claro
dc.format.extent10093
dc.identifierhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MTAwOTM=
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09682
dc.identifier.file2013-10093-carvalho.pdf
dc.identifier.lattes4980307107078303
dc.identifier.lattes6039026972914644
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/146845
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectValorespt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.titleEducação ambiental e o trabalho com valores: entrelaçando a formação inicial e continuada de professorespt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4980307107078303
unesp.author.lattes6039026972914644
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.departmentEducação - IBpt

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