Publicação: Análise multicritério das técnicas de gestão do conhecimento no ensino a distância
dc.contributor.advisor | Salomon, Valério Antonio Pamplona [UNESP] | |
dc.contributor.author | Silva, Andreina Moreira da | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2018-12-06T16:21:16Z | |
dc.date.available | 2018-12-06T16:21:16Z | |
dc.date.issued | 2018-10-09 | |
dc.description.abstract | Técnicas de gestão do conhecimento (GC) podem ser úteis para a organização e compartilhamento do conhecimento na educação à distância (EAD). Como existem diversas técnicas de GC sua priorização permitirá a implantação das técnicas uma a uma. Assim a priorização poderá permitir que uma instituição de ensino venha obter vantagens como redução de custos e foco em objetivos estratégicos. Para a priorização foi aplicado o método Analytic Hierarchy Process (AHP). O AHP foi escolhido por suas vantagens, conforme a literatura de decisão multicritério. Este trabalho apresenta a aplicação do método AHP na priorização de técnicas de GC para EAD. Foram adotados critérios da literatura de GC. Considerando-se mais de nove alternativas (doze técnicas de GC), o método AHP foi aplicado de maneira não usual, ou seja, com ratings e síntese ideal. | pt |
dc.description.abstract | Knowledge management (KM) techniques can be useful for the organization and sharing of knowledge in distance learning (DL). As there are several techniques of KM, its prioritization will allow the implementation of the techniques one by one. Thus, prioritization may allow an educational institution to obtain advantages such as cost reduction and focus on strategic objectives. For the prioritization the analytic hierarchy process (AHP) was applied. AHP was chosen for its advantages, according to the multicriteria decision literature. This dissertation presents the application of AHP in the prioritization of KM techniques for DL. KM criteria were adopted. Considering more than nine alternatives, that is, twelve KM techniques, the AHP method was applied in an unusual way, that is, with ratings and optimal synthesis. | pt |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | |
dc.description.sponsorshipId | FAPESP 2017/22963-6 | |
dc.identifier.aleph | 000910722 | |
dc.identifier.capes | 33004080052P0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/166400 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Educação à distância | pt |
dc.subject | Gestão do conhecimento | pt |
dc.subject | Analytic hierarchy process | pt |
dc.subject | Processo decisório | pt |
dc.subject | Distance learning | pt |
dc.subject | Knowledge management | pt |
dc.title | Análise multicritério das técnicas de gestão do conhecimento no ensino a distância | pt |
dc.title.alternative | Multicriteria analysis techniques of knowledge management in distance learning | pt |
dc.type | Dissertação de mestrado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetá | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.graduateProgram | Engenharia de Produção - FEG | pt |
unesp.knowledgeArea | Gestão e otimização | pt |
unesp.researchArea | Gestão de Produção | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- silva_am_me_guara.pdf
- Tamanho:
- 900.48 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.99 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: