Logotipo do repositório
 

Publicação:
Análise multicritério das técnicas de gestão do conhecimento no ensino a distância

dc.contributor.advisorSalomon, Valério Antonio Pamplona [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Andreina Moreira da
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-12-06T16:21:16Z
dc.date.available2018-12-06T16:21:16Z
dc.date.issued2018-10-09
dc.description.abstractTécnicas de gestão do conhecimento (GC) podem ser úteis para a organização e compartilhamento do conhecimento na educação à distância (EAD). Como existem diversas técnicas de GC sua priorização permitirá a implantação das técnicas uma a uma. Assim a priorização poderá permitir que uma instituição de ensino venha obter vantagens como redução de custos e foco em objetivos estratégicos. Para a priorização foi aplicado o método Analytic Hierarchy Process (AHP). O AHP foi escolhido por suas vantagens, conforme a literatura de decisão multicritério. Este trabalho apresenta a aplicação do método AHP na priorização de técnicas de GC para EAD. Foram adotados critérios da literatura de GC. Considerando-se mais de nove alternativas (doze técnicas de GC), o método AHP foi aplicado de maneira não usual, ou seja, com ratings e síntese ideal.pt
dc.description.abstractKnowledge management (KM) techniques can be useful for the organization and sharing of knowledge in distance learning (DL). As there are several techniques of KM, its prioritization will allow the implementation of the techniques one by one. Thus, prioritization may allow an educational institution to obtain advantages such as cost reduction and focus on strategic objectives. For the prioritization the analytic hierarchy process (AHP) was applied. AHP was chosen for its advantages, according to the multicriteria decision literature. This dissertation presents the application of AHP in the prioritization of KM techniques for DL. KM criteria were adopted. Considering more than nine alternatives, that is, twelve KM techniques, the AHP method was applied in an unusual way, that is, with ratings and optimal synthesis.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipIdFAPESP 2017/22963-6
dc.identifier.aleph000910722
dc.identifier.capes33004080052P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/166400
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação à distânciapt
dc.subjectGestão do conhecimentopt
dc.subjectAnalytic hierarchy processpt
dc.subjectProcesso decisóriopt
dc.subjectDistance learningpt
dc.subjectKnowledge managementpt
dc.titleAnálise multicritério das técnicas de gestão do conhecimento no ensino a distânciapt
dc.title.alternativeMulticriteria analysis techniques of knowledge management in distance learningpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEngenharia de Produção - FEGpt
unesp.knowledgeAreaGestão e otimizaçãopt
unesp.researchAreaGestão de Produçãopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_am_me_guara.pdf
Tamanho:
900.48 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.99 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: