Publicação: Um modelo de fluxo de potência ótimo descontínuo e não suave com restrições de segurança pós-contingências
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Data
Autores
Orientador
Baptista, Edméa Cássia 

Nepomuceno, Nepomuceno 

Coorientador
Pós-graduação
Engenharia Elétrica - FEB
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Após a formulação do problema de fluxo de potência ótimo por Carpentier em 1962, vários trabalhos têm sido apresentados na literatura, os quais abordam diferentes modelos para o problema de fluxo de potência ótimo. Neste trabalho destaca-se o problema de fluxo de potência ótimo com restrição de segurança, no qual são consideradas as contingências que podem ocorrer no sistema elétrico. O objetivo deste trabalho é propor um modelo, o qual ainda não tem na literatura, para o problema de fluxo de potência ótimo com restrição de segurança, ponto de carregamento de válvula, múltiplos combustíveis e zonas de operação proibida que possa ser resolvido por um método determinístico. O problema é dividido em dois estágios, as decisões de primeiro estágio são de controle preventivo, enquanto as de segundo são de controle corretivo. Ele é formulado como um problema de otimização não linear, inteiro misto, não convexo de grande porte, não diferenciável e com variáveis contínuas e inteiras 0-1. Testes numéricos foram realizados utilizando os sistemas IEEE de 30, 57 e 118 barras para o caso base, preventivo e corretivo.
Resumo (inglês)
After Carpentier formulated the optimal power flow problem in 1962, several studies have been presented in the literature, which address different models for the optimal power flow problem. ln this work, the problem of optimal power flow with safety restriction is highlighted, in which the contingencies that may occur in the electrical system are considered. The objective of this work is to propose a model, which is not yet available in the literature, for the problem of optimal power flow with safety restriction, valve loading point, multiple fuels and prohibited operation zones that can be solved by a method deterministic. The problem is divided into two stages, the first stage decisions are of preventive control, while the second decisions are of corrective control. It is formulated as a nonlinear optimization problem, mixed integer, non-convex of large size, nondifferentiable and with variables continuous and integer 0-1. N umerical tests were performed using the IEEE systems of 30, 57 and 118 bars for the base, preventive and corrective case.
Descrição
Palavras-chave
Fluxo de potência ótimo com restrições de segurança, Ponto de carregamento de válvula, Múltiplos combustíveis, Zonas de operação proibida, Constrained security optimal power flow, Valve point effect, Multiple-fuel option, Prohibited zones
Idioma
Português