Publicação:
O brincar inclusivo: espaço de autonomia para crianças hospitalizadas

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Data

2005

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

O processo de hospitalização é uma experiência invasiva e geradora de sofrimento para a criança. ma vez que o brincar é constituinte do desenvolvimento infantil e importante espaço simbólico gerador de autonomia, desenvolvemos, através da utilização de recursos lúdicos, um projeto de pesquisa/intervenção para diminuir a angústia da criança hospitalizada e incentivar a valorização do brincar como fator inclusivo, de desenvolvimento intelectual e emocional da criança.O projeto prevê intervenções junto às crianças internadas na Santa Casa de Misericórdia de Assis, atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cuja prestação de serviços é deficitária, não oferecendo um espaço voltado à valorização da criança e suas necessidades. trabalho é desenvolvido por quinze alunos do 4º e 5o ano do curso de Psicologia e supervisionado por dois docentes do departamento de psicologia evolutiva, social e escolar da Unesp, Assis. Os alunos atuam diariamente no hospital, por quatro horas, utilizando um carrinho móvel, dirigido a cada leito, contendo brinquedos variados. As crianças escolhem espontaneamente os brinquedos, sempre interagindo com os estagiários, os quais valorizam nas atividades princípios do desenvolvimento infantil como: atividade, simbolização e conhecimento social. Desde o início do projeto foram atendidas um total de 2642 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 0 e 13 anos. Mediante a análise qualitativa e os dados coletados, verificamos que: a) as possibilidades de autonomia, interação e expressão das crianças se ampliam na medida em que são disponibilizados recursos lúdicos da brinquedoteca móvel, b) as atividades lúdicas contribuem para a recuperação e possibilitam a formação de um espaço diferenciado e inclusivo da criança na instituição. c) o brincar inclusivo proporciona uma melhor compreensão e elaboração da situação de exceção que a criança vive no hospital, d) o lúdico possibilita à criança representar sua realidade sócio-cultural no contexto de hospitalização, e) a brinquedoteca móvel contribui como veículo de inclusão e autonomia para a criança, dentro e fora do contexto institucional.

Descrição

Palavras-chave

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 213

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