Publicação:
Alguns dados sobre o processo de alfabetização matemática

dc.contributor.authorSouza, Nair Rodrigues de [UNESP]
dc.contributor.authorFreitas, Luciana Paros Scarin [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:22Z
dc.date.available2016-07-19T12:59:22Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO processo de alfabetização matemática ocorre nas séries iniciais do Ensino Fundamental esse processo possui algumas peculiaridades em relação a outras etapas do processo de escolarização. Uma delas diz respeito ao fato de contar com um professor polivalente, em geral graduado em Pedagogia e também responsável pelo ensino de outras áreas do conhecimento. Este trabalho teve como objetivo ter uma ideia de como ocorre o processo de alfabetização matemática nas séries iniciais, o perfil acadêmico dos educadores alfabetizadores, bem como dos cursos de formação destes indivíduos. O material de análise para a investigação consistiu em ementas e programas detalhados das disciplinas que abordam conteúdos matemáticos nos cursos de formação e em entrevista semiestruturada junto a docentes dos anos iniciais. Os resultados indicam que os profissionais entrevistados apresentam pouca informação a respeita da necessidade de alfabetização matemática e reconhecem que há carência na formação inicial.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Matemática, Ilha Solteira, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Matemática, Ilha Solteira, SP, Brasil
dc.format.extent180-192
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 180-192
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-180-192.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141540
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectAlfabetização matemáticapt
dc.subjectFormação inicial de alfabetizadorespt
dc.subjectEnsino de matemáticapt
dc.titleAlguns dados sobre o processo de alfabetização matemáticapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
unesp.departmentMatemática - FEISpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-180-192.pdf
Tamanho:
545.59 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format