Publicação: A formação de professores e a prática pedagógica: espistemologia, ética e política na sala de aula
dc.contributor.author | Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:13Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:13Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Neste trabalho pretende-se discutir a formação de professores e a prática pedagógica a partir de três dimensões filosóficas: a epistemologia, a ética e a política. Com isso queremos contribuir nas reflexões sobre a sala de aula, que tem se tornado nos últimos tempos um lugar de onde emana um conjunto de desafios que nem sempre a escola tem enfrentado de maneira satisfatória. O trabalho é resultado de uma revisão bibliográfica, articulada com questões atuais no campo da educação. Fundamentalmente, o texto relata as primeiras conclusões às quais chegamos sobre a temática, considerando que a escola não é um espaço, mesmo que se queira, dedicado apenas à transmissão de conteúdos, de conceitos e de teorias, mas que é preciso pensar sobre os outros elementos e aspectos que movimentam as existências de cada indivíduo ali presente. Se nela tem prevalecido um processo em que a capacidade racional e epistemológica tem dado as diretrizes, é preciso considerar também que alunos e professores são conduzidos ou pelo menos impulsionados por paixões, sentimentos e desejos que nem sempre sabemos de onde, como e quando vem. Além disso, alunos e professores são portadores de valores e de atitudes que foram e são adquiridos e tornados hábitos ao longo da vida e que a escola contribui ou contribuiu apenas com uma parte, talvez a menor. É também nesse horizonte, portanto, que se dá o processo pedagógico, o que indica a insuficiência de uma posição que se pauta, quase que exclusivamente, a partir da dimensão epistemológica na sala de aula. | pt |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Assis | |
dc.format.extent | 7520-7530 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7520-7530 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-7520-7530.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.lattes | 4091021554181403 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141732 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.title | A formação de professores e a prática pedagógica: espistemologia, ética e política na sala de aula | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 4091021554181403 | |
unesp.author.orcid | 0000-0001-5106-2517 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis | pt |
unesp.department | Educação - FCLAS | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2357-7819-2014-7520-7530.pdf
- Tamanho:
- 531.73 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format