Logotipo do repositório
 

Publicação:
A percepção dos sons nas diferentes fases da vida

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Ribeiro, Cristiéle da Silva

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Ciências Biológicas - FEIS

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O objetivo do trabalho foi comparar as associações entre acordes e emoções, comparando-se crianças e adultos. Cinquenta crianças e adultos foram submetidos a escuta de quatro sons do acorde C (Dó). Após a escuta, associavam os acordes a emojis, representando sentimentos livres, mas comumente associados a felicidade (😊������������������), paixão (😍������������������), tristeza (☹) e repulsa (🤮������������������). Houve um número significativo de sentimentos positivos para o som de Dó e associação negativa no som de Dó diminuto em ambos os grupos. Tanto o som consonante simples quanto o som mais complexo parecem manter os resultados independentemente da idade.

Resumo (inglês)

The objective of this work was to compare the associations between chords and emotions, comparing children and adults. Fifty children and adults were submitted to listening to four sounds of the C chord (C). After listening, they associated the chords with emojis, representing free feelings, but commonly associated with happiness (😊����������), passion (😍����������), sadness (☹) and disgust (🤮����������). There was a significant number of positive feelings for the C sound and a negative association for the diminished C sound in both groups. Both the simple consonant sound and the more complex sound seem to maintain the results regardless of age.

Descrição

Palavras-chave

Órgãos do sentido, Audição, Percepção, Vivência musical, Sense organs, Hearing, Perception, Musical experience

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação