Publicação: Planejamento estratégico em uma microempresa em transição: um estudo de caso em uma prestadora de serviços de manutenção automotiva
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Ferreira Filho, Valter Silva 

Campos, Arminda Eugênia Marques 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Engenharia de Produção Mecânica - FEG
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O planejamento estratégico determina o posicionamento almejado para uma organização, a fim de estabelecer metas claras a serem alcançadas, definir como serão utilizados os recursos disponíveis alinhar os interesses. Pode ser um processo importante para a sustentabilidade do negócio diante de mudanças ocorridas no contexto em que se insere. A falta de um bom planejamento pode acarretar desperdícios de recursos, desmotivação e falta de foco. Este trabalho apresenta um exercício de planejamento estratégico em uma microempresa de serviços de manutenção automotiva situada no município de São Paulo, a qual, aos 30 anos, precisa passar por mudanças estruturais. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma proposta de planejamento estratégico para essa empresa. Foi realizada uma pesquisa aplicada, exploratória, com abordagem qualitativa, caracterizando-se como pesquisa ação. Esperou-se como resultado uma proposta a ser validada com os gestores da microempresa.
Resumo (inglês)
Strategic planning determines the positioning defined for an organization, in order to set clear
goals to be achieved, to define how to use available resources aligned with interests. It can be
an important process for business sustainability in the face of changes occurring without
context. Lack of good planning can accelerate resource waste, demotivation and lack of focus.
This paper presents a strategic planning exercise in an automotive maintenance
microenterprise located in the city of São Paulo, which, at the age of 30, needs to undergo
selected changes. The objective of this work was to develop a strategic planning proposal for
this company. An applied, exploratory research with a qualitative approach was performed,
characterized as action research. As a result, a proposal is expected to be validated with micro
enterprise managers
Descrição
Palavras-chave
Micro e pequenas empresas, Planejamento estratégico, Manutenção automotiva, Micro and small businesses, Strategic planning, Automotive maintenance, Pequenas e médias empresas, Automóveis - Manutenção e reparos
Idioma
Português