Logotipo do repositório
 

Publicação:
Planejamento estratégico em uma microempresa em transição: um estudo de caso em uma prestadora de serviços de manutenção automotiva

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Ferreira Filho, Valter Silva
Campos, Arminda Eugênia Marques

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Engenharia de Produção Mecânica - FEG

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O planejamento estratégico determina o posicionamento almejado para uma organização, a fim de estabelecer metas claras a serem alcançadas, definir como serão utilizados os recursos disponíveis alinhar os interesses. Pode ser um processo importante para a sustentabilidade do negócio diante de mudanças ocorridas no contexto em que se insere. A falta de um bom planejamento pode acarretar desperdícios de recursos, desmotivação e falta de foco. Este trabalho apresenta um exercício de planejamento estratégico em uma microempresa de serviços de manutenção automotiva situada no município de São Paulo, a qual, aos 30 anos, precisa passar por mudanças estruturais. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma proposta de planejamento estratégico para essa empresa. Foi realizada uma pesquisa aplicada, exploratória, com abordagem qualitativa, caracterizando-se como pesquisa ação. Esperou-se como resultado uma proposta a ser validada com os gestores da microempresa.

Resumo (inglês)

Strategic planning determines the positioning defined for an organization, in order to set clear goals to be achieved, to define how to use available resources aligned with interests. It can be an important process for business sustainability in the face of changes occurring without context. Lack of good planning can accelerate resource waste, demotivation and lack of focus. This paper presents a strategic planning exercise in an automotive maintenance microenterprise located in the city of São Paulo, which, at the age of 30, needs to undergo selected changes. The objective of this work was to develop a strategic planning proposal for this company. An applied, exploratory research with a qualitative approach was performed, characterized as action research. As a result, a proposal is expected to be validated with micro enterprise managers

Descrição

Palavras-chave

Micro e pequenas empresas, Planejamento estratégico, Manutenção automotiva, Micro and small businesses, Strategic planning, Automotive maintenance, Pequenas e médias empresas, Automóveis - Manutenção e reparos

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação