Publicação: Contribuição de diferentes conteúdos das aulas de educação física no ensino fundamental I para o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais
dc.contributor.author | Araujo, Mauricio Pires De | |
dc.contributor.author | Barela, José Angelo [UNESP] | |
dc.contributor.author | Celestino, Melissa Leandro | |
dc.contributor.author | Barela, Ana Maria Forti | |
dc.contributor.institution | Universidade Cruzeiro do Sul | |
dc.contributor.institution | Universidade Nove de Julho | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T10:48:41Z | |
dc.date.available | 2021-07-14T10:48:41Z | |
dc.date.issued | 2012-06 | |
dc.description.abstract | INTRODUÇÃO E OBJETIVO: Este estudo investigou a contribuição das aulas de educação física (EF) no ensino fundamental I para o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais de crianças de duas escolas públicas da mesma região da cidade de São Paulo, e se a prática de esportes radicais, além das aulas de EF, poderia diferenciar tal desenvolvimento. MÉTODOS: Dezenove crianças (9,5 ± 0,3 anos) que tiveram semanalmente duas aulas de EF formaram o grupo controle (GC) e 22 crianças (9,6 ± 0,5 anos) que tiveram semanalmente duas aulas de EF e três aulas de esportes radicais formaram o grupo experimental (GE). Todas as crianças foram filmadas realizando as habilidades motoras dos subtestes locomotor e controle de objetos do Test of Gross Motor Development (TGMD-2). As filmagens foram analisadas posteriormente e escores brutos foram atribuídos de acordo com a qualidade do movimento observado, e idade motora equivalente também foi estimada para os dois subtestes. RESULTADOS: Os resultados indicaram que as crianças do GE apresentaram escores brutos maiores que as crianças do GC no subteste locomotor e os dois grupos apresentaram escores brutos similares no subteste controle de objetos. Ainda, as crianças do GE apresentaram idade motora equivalente maior que a idade cronológica no subteste locomotor enquanto que as crianças do GC não apresentaram diferença entre as duas idades, e os dois grupos não apresentaram diferenças entre idade motora equivalente e idade cronológica no subteste controle de objetos. CONCLUSÃO: Com base nos resultados, concluímos que aulas de EF nos quatro primeiros anos do ensino fundamental I contribuíram adequadamente para o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais, uma vez que os dois grupos não apresentaram idade motora equivalente inferior à idade cronológica; e que aulas de esportes radicais contribuíram ainda mais para o desenvolvimento de habilidades locomotoras. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Cruzeiro do Sul, Instituto de Ciências da Atividade Física e Esporte | |
dc.description.affiliation | Universidade Nove de Julho | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista, Instituto Biociências | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Instituto Biociências | |
dc.format.extent | 153-157 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922012000300002 | |
dc.identifier.citation | Revista Brasileira de Medicina do Esporte. São Paulo, SP, Brazil: Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, v. 18, n. 3, p. 153-157, 2012. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/S1517-86922012000300002 | |
dc.identifier.file | S1517-86922012000300002.pdf | |
dc.identifier.issn | 1517-8692 | |
dc.identifier.issn | 1806-9940 | |
dc.identifier.scielo | S1517-86922012000300002 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/213019 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira de Medicina do Esporte | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | desenvolvimento motor | pt |
dc.subject | esportes radicais | pt |
dc.subject | avaliação motora | pt |
dc.subject | TGMD-2 | pt |
dc.title | Contribuição de diferentes conteúdos das aulas de educação física no ensino fundamental I para o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais | pt |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.department | Educação Física - IB | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S1517-86922012000300002.pdf
- Tamanho:
- 113.86 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format