Logotipo do repositório
 

Publicação:
Contribuição de diferentes conteúdos das aulas de educação física no ensino fundamental I para o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais

dc.contributor.authorAraujo, Mauricio Pires De
dc.contributor.authorBarela, José Angelo [UNESP]
dc.contributor.authorCelestino, Melissa Leandro
dc.contributor.authorBarela, Ana Maria Forti
dc.contributor.institutionUniversidade Cruzeiro do Sul
dc.contributor.institutionUniversidade Nove de Julho
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:48:41Z
dc.date.available2021-07-14T10:48:41Z
dc.date.issued2012-06
dc.description.abstractINTRODUÇÃO E OBJETIVO: Este estudo investigou a contribuição das aulas de educação física (EF) no ensino fundamental I para o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais de crianças de duas escolas públicas da mesma região da cidade de São Paulo, e se a prática de esportes radicais, além das aulas de EF, poderia diferenciar tal desenvolvimento. MÉTODOS: Dezenove crianças (9,5 ± 0,3 anos) que tiveram semanalmente duas aulas de EF formaram o grupo controle (GC) e 22 crianças (9,6 ± 0,5 anos) que tiveram semanalmente duas aulas de EF e três aulas de esportes radicais formaram o grupo experimental (GE). Todas as crianças foram filmadas realizando as habilidades motoras dos subtestes locomotor e controle de objetos do Test of Gross Motor Development (TGMD-2). As filmagens foram analisadas posteriormente e escores brutos foram atribuídos de acordo com a qualidade do movimento observado, e idade motora equivalente também foi estimada para os dois subtestes. RESULTADOS: Os resultados indicaram que as crianças do GE apresentaram escores brutos maiores que as crianças do GC no subteste locomotor e os dois grupos apresentaram escores brutos similares no subteste controle de objetos. Ainda, as crianças do GE apresentaram idade motora equivalente maior que a idade cronológica no subteste locomotor enquanto que as crianças do GC não apresentaram diferença entre as duas idades, e os dois grupos não apresentaram diferenças entre idade motora equivalente e idade cronológica no subteste controle de objetos. CONCLUSÃO: Com base nos resultados, concluímos que aulas de EF nos quatro primeiros anos do ensino fundamental I contribuíram adequadamente para o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais, uma vez que os dois grupos não apresentaram idade motora equivalente inferior à idade cronológica; e que aulas de esportes radicais contribuíram ainda mais para o desenvolvimento de habilidades locomotoras.pt
dc.description.affiliationUniversidade Cruzeiro do Sul, Instituto de Ciências da Atividade Física e Esporte
dc.description.affiliationUniversidade Nove de Julho
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Instituto Biociências
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Instituto Biociências
dc.format.extent153-157
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922012000300002
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Medicina do Esporte. São Paulo, SP, Brazil: Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, v. 18, n. 3, p. 153-157, 2012.
dc.identifier.doi10.1590/S1517-86922012000300002
dc.identifier.fileS1517-86922012000300002.pdf
dc.identifier.issn1517-8692
dc.identifier.issn1806-9940
dc.identifier.scieloS1517-86922012000300002
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/213019
dc.language.isopor
dc.publisherSociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Medicina do Esporte
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectdesenvolvimento motorpt
dc.subjectesportes radicaispt
dc.subjectavaliação motorapt
dc.subjectTGMD-2pt
dc.titleContribuição de diferentes conteúdos das aulas de educação física no ensino fundamental I para o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentaispt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.departmentEducação Física - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1517-86922012000300002.pdf
Tamanho:
113.86 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format