Logotipo do repositório
 

Publicação:
Análise de desempenho de redes assistidas por veículos aéreos não tripulados do tipo full duplex com transferência de energia sem fio

dc.contributor.advisorOlivo, Edgar Eduardo Benitez [UNESP]
dc.contributor.authorMucin, Daniel de Paiva
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-22T10:52:01Z
dc.date.available2021-07-22T10:52:01Z
dc.date.issued2021-07-16
dc.description.abstractNeste trabalho, o desempenho de uma rede assistida por um veículo aéreo não tripulado (VANT), que é alimentado por transferência de energia sem fio, é avaliado em termos da probabilidade de outage, considerando canais do tipo fluctuating two-ray (FTR). Em particular, o modelo FTR permite caracterizar o fenômeno de desvanecimento em uma ampla faixa de frequências, incluindo a faixa das ondas milimétricas. Nesse sistema, considera-se que o VANT coopera na comunicação entre fonte e destino, operando em modo de retransmissão full duplex e sob o protocolo amplifica-e-encaminha. No processo de comunicação, considera-se ainda as técnicas de transferência de energia sem fio (WET, wireless energy transfer), transferência simultânea de energia e informação sem fio (SWIPT, simultaneous wireless information and power transfer) e autorreciclagem de energia. O desempenho de outage do sistema é caracterizado por meio de uma expressão em forma integral obtida a partir de uma análise aproximada. Além disso, uma expressão fechada é obtida a partir de uma análise assintótica no regime de alta relação sinal-ruído. A fim de validar as expressões analíticas obtidas e avaliar o desempenho da rede em função dos parâmetros-chave do sistema, são implementadas simulações usando o método de Monte Carlo. Resultados obtidos mostram que alguns parâmetros do modelo FTR possuem maior influência nas curvas de desempenho e que para determinados valores de ganho médio do canal de autointerferência, presente no VANT, o desempenho do sistema pode degradar significativamente, independentemente dos valores dos parâmetros do modelo FTR.pt
dc.description.abstractIn this work, the performance of a wireless-powered unmanned aerial vehicle (UAV) assisted network under fluctuating two-ray (FTR) channels is assessed in terms of the outage probability. In particular, the FTR model allows to characterize the fading phenomenon in a wide range of frequencies, including that of millimeter waves. In this system, the UAV is considered to cooperate in the communication between source and destination, operating in full duplex relaying mode under the amplify-and-forward protocol. In the communication process, wireless energy transfer (WET), simultaneous wireless information and power transfer (SWIPT), and self-recycling energy techniques are also considered. The outage performance of the system is characterized by means of an integral-form expression derived from an approximate analysis. Also, a closed-form expression is obtained from an asymptotic analysis at the high signal-to-noise ratio regime. Monte Carlo simulations are provided in order to validate the obtained analytical expressions as well as to evaluate the system performance in terms of key system parameters. Obtained results show that some parameters of the FTR model have greater influence on the performance curves and that for certain values of the average channel gain of the self-interference link, present in the UAV, the system performance can degrade significantly, regardless of the values of the FTR model parameters.en
dc.identifier.capes33004170002P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/213599
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectTelecomunicaçõespt
dc.subjectSistemas de comunicação sem fiopt
dc.subjectProbabilidadespt
dc.subjectEnergia Transferênciapt
dc.subjectOndas milimétricaspt
dc.titleAnálise de desempenho de redes assistidas por veículos aéreos não tripulados do tipo full duplex com transferência de energia sem fiopt
dc.title.alternativePerformance analysis of full duplex unmanned aerial vehicles-assisted networks with wireless energy transferen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, São João da Boa Vistapt
unesp.embargo6 meses após a data da defesapt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEngenharia Elétrica - São João da Boa Vistapt
unesp.knowledgeAreaEngenharia elétricapt
unesp.researchAreaSinais e comunicaçãopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
mucin_dp_me_sjbv_par.pdf
Tamanho:
625.12 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
mucin_dp_me_sjbv_int.pdf
Tamanho:
986.38 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.03 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: