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Planejamento de sistemas de distribuição de energia elétrica incluindo estações de carregamento de veículos elétricos e fontes renováveis de geração distribuída

dc.contributor.advisorPadilha-Feltrin, Antonio [UNESP]
dc.contributor.advisorContreras, Javier
dc.contributor.authorMejia Alzate, Mario Andrés
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-09-09T12:25:36Z
dc.date.available2021-09-09T12:25:36Z
dc.date.issued2021-07-07
dc.description.abstractNeste trabalho apresentam-se duas propostas para abordar o problema de planejamento de médio prazo de sistemas de distribuição de energia elétrica, incluindo estações de carregamento de veículos elétricos, fontes renováveis de geração distribuída e limite de emissões de CO2. Ambas as propostas atendem a objetivos diferentes e levam em consideração diferentes opções de investimento. A primeira proposta consiste em uma abordagem de planejamento centralizado onde, independente do proprietário das estações de carregamento e das fontes de geração distribuída, a distribuidora decide todos os investimentos a serem realizados. A segunda proposta consiste em uma abordagem de planejamento multiobjetivo onde se considera que as estações de carregamento são de propriedade de um agente privado. Portanto, os interesses econômicos de ambos os proprietários são tratados separadamente. Os perfis de demanda dos veículos elétricos são calculados usando um algoritmo de decisão de carregamento, que é baseado em padrões de viagens reais, e que considera simultaneamente, carregadores rápidos, lentos, residenciais e estações de troca de baterias para os veículos elétricos. Por outro lado, as incertezas associadas ao problema de planejamento são abordadas através da otimização estocástica baseada em cenários. As formulações matemáticas de ambas as propostas correspondem a modelos de programação não lineares inteiros mistos não convexos. Portanto, essas formulações são manipuladas algebricamente para torna-las modelos de programação linear inteira mista. Os modelos matemáticos resultantes são implementados na linguagem de programação matemática AMPL e resolvidos usando o solver CPLEX. Para analisar e avaliar a efetividade e aplicabilidade das propostas, dois sistemas de distribuição de 69 e 134 nós são utilizados para executar testes. Os resultados numéricos dos diferentes casos de estudo demostram a aplicabilidade e escalabilidade das metodologias propostas.pt
dc.description.abstractTwo proposals are presented in this work to address the problem of medium-term planning of electric energy distribution systems, including electric vehicle charging stations, renewable distributed generation sources, and CO2 emission limits. Both proposals have different goals and take into account different investment options. The first method consists of a centralized planning approach where, regardless of the owner of charging stations and the owner of distributed generation sources, the distribution company has total autonomy to decide all the investment actions to be carried out. The second method consists of a multi-objective planning approach where it is considered that the charging stations are owned by an agent outside the distribution company. Therefore, the economic interests of both owners are treated separately. For both methods, the demand profiles of electric vehicle are determined using a travel simulation algorithm based on real travel trends, which simultaneously considers fast, slow, residential chargers, as well as battery exchange stations for electric vehicles. On the other hand, the uncertainties, such as electricity demand, price of energy purchased on the sub-transmission network, solar irradiation, wind speed, adoption rate and demand profiles for electric vehicles, are addressed through scenario-based stochastic optimization. Both proposals' mathematical formulations correspond to non-convex mixed integer nonlinear programming models. Therefore, these formulations are algebraically manipulated to obtain mixed-integer linear programming models. The resulting mathematical models are written in the AMPL programming language and solved using the CPLEX solver. Two distribution systems with 69 and 134 nodes are used to run tests to analyze and evaluate the effectiveness and applicability of the proposals. The numerical results of the various case studies show that the proposed methodologies are applicable and scalable.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCNPq 141985/2017-8
dc.description.sponsorshipIdCAPES-PRINT 88887.371636/2019-00
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001
dc.identifier.capes33004099080P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/214336
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEstações de carregamento de veículos elétricospt
dc.subjectFontes renováveis de geração distribuídapt
dc.subjectPlanejamento de sistemas de distribuiçãopt
dc.subjectOtimização multiobjectivopt
dc.subjectVeículos elétricospt
dc.subjectElectric vehicle charging stationsen
dc.subjectDistributed generation renewable sourcesen
dc.subjectDistribution system planningen
dc.subjectMulti-objective optimizationen
dc.subjectElectric vehiclesen
dc.titlePlanejamento de sistemas de distribuição de energia elétrica incluindo estações de carregamento de veículos elétricos e fontes renováveis de geração distribuídapt
dc.title.alternativePlanificación de sistemas de distribución de energía eléctrica incluyendo estaciones de carga de vehículos eléctricos y fuentes renovable de generación distribuidaes
dc.title.alternativePlanning of electric energy distribution systems including electric vehicle charging stations and renewable distributed generation sourcesen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEngenharia Elétrica - FEISpt
unesp.knowledgeAreaAutomaçãopt
unesp.researchAreaplanejamento de sistemas de energia eletricapt

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