Publicação:
Teoria da Formação e Avaliação no currículo de Educação Física

dc.contributor.authorFuzii, Fabio Tomio [UNESP]
dc.contributor.authorde Souza Neto, Samuel [UNESP]
dc.contributor.authorBenites, Larissa Cerignoni [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2013-09-30T18:48:55Z
dc.date.accessioned2014-05-20T13:58:33Z
dc.date.available2013-09-30T18:48:55Z
dc.date.available2014-05-20T13:58:33Z
dc.date.issued2009-01-01
dc.description.abstractHaving as reference the curricular proposals that composed the new directives for Formation of Professors for the Basic Education, Full Licence in Brazil, it was aimed to analyze in the pedagogic project of a Physical Education Licence course, the professional profile proposed, the conceptual orientation adopted (curriculum model) as well the evaluation proposed in the curriculum. These results obtained from the descriptive study have contemplated documental source and content analysis approach, utilizing as basis for discussion of the results the formation theory. Among the most significant data it was established that, the presented professor profile must consider an Academic, Technological, Practical and Socio-Reconstructionist orientation, detaching during the evaluation process a high skill level in Academic Orientation, as well remarking that the evaluation is presented as a great gap in the pedagogic project.en
dc.description.abstractTendo como referência as propostas curriculares que instituíram as novas diretrizes para a Formação de Professores de Educação Básica, licenciatura plena, no Brasil, objetivou-se analisar no projeto pedagógico de um curso de Licenciatura em Educação Física o perfil profissional proposto, a orientação conceptual adotada (modelo curricular), bem como a avaliação proposta no âmbito do currículo. Os resultados desse estudo descritivo contemplaram fonte documental e análise de conteúdo, utilizando como fundamento para a discussão dos resultados a teoria da formação. Entre os dados mais significativos constatou-se que o perfil profissional de professor apresentado segue uma orientação Acadêmica, Tecnológica, Prática e Sócio-Reconstrucionista, apontando no processo de avaliação o domínio da orientação Acadêmica, bem como assinalando que a avaliação aparece como a grande lacuna no projeto pedagógico.pt
dc.description.affiliationUNESP, IB, Programa Posgrad Ciencias Motricidade, Rio Claro, SP, Brazil
dc.description.affiliationUNESP, IB, Dept Educ, Rio Claro, SP, Brazil
dc.description.affiliationUnespUNESP, IB, Programa Posgrad Ciencias Motricidade, Rio Claro, SP, Brazil
dc.description.affiliationUnespUNESP, IB, Dept Educ, Rio Claro, SP, Brazil
dc.format.extent13-24
dc.identifierhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2065
dc.identifier.citationMotriz-revista de Educação Física. Rio Claro: Univ Estadual Paulista-unesp, Inst Biociencias, v. 15, n. 1, p. 13-24, 2009.
dc.identifier.fileWOS000270332100002.pdf
dc.identifier.issn1980-6574
dc.identifier.lattes7352600571268275
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/20803
dc.identifier.wosWOS:000270332100002
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências
dc.relation.ispartofMotriz: Revista de Educação Física
dc.relation.ispartofsjr0,254
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceWeb of Science
dc.subjectPhysical Educationen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectTeacheren
dc.subjectEvaluationen
dc.titleTeoria da Formação e Avaliação no currículo de Educação Físicapt
dc.title.alternativeFormation Theory and Evaluation in Physical Education Curriculumen
dc.typeArtigo
dcterms.licensehttp://www.scielo.br/revistas/motriz/paboutj.htm
dcterms.rightsHolderUniv Estadual Paulista-unesp, Inst Biociencias
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7352600571268275
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.departmentEducação - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
WOS000270332100002.pdf
Tamanho:
73.71 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: