Publicação: História em Quadrinhos: COVID-19 - O inimigo invisível
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Rahal, Paula 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Ciências Biológicas - IBILCE
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O Estágio Curricular Supervisionado IV, obrigatório na modalidade de Licenciatura, é permitido em diversas áreas do conhecimento de acordo com a estrutura curricular do curso de Ciências Biológicas. Por meio do estágio os profissionais de educação consolidam conhecimentos teóricos com a prática docente na sua formação. Neste contexto, o objetivo deste estudo é produzir uma revista de História em Quadrinhos para ser utilizada em sala de aula como material de apoio às aulas, tornando o conteúdo mais dinâmico para os estudantes, estimulando o conhecimento científico. O desenvolvimento do presente trabalho aconteceu na Escola Estadual Profª Leonor da Silva Carramona, em São José do Rio Preto. Constituindo três etapas: produção da História em Quadrinhos, observação e regência. A História em Quadrinhos “COVID-19 - O inimigo invisível" que aborda sobre o vírus SARS-CoV-2, COVID-19 e seus sintomas e formas de diagnóstico e reações do sistema imunológico. O período de observação permitiu a compreensão do nível de conhecimento dos alunos e a ambientação da comunidade escolar. No período de regência, foram ministradas cinco aulas para cada turma do 6º ao 9º ano, relacionadas a COVID-19. Abordando sobre bactérias, vírus, vacinas e sistema imune, suas diferenças, características, enfatizando sobre o SARS-CoV 2, com base na Base Nacional Comum Curricular. Além disso, também foi realizada a leitura da História em Quadrinhos em conjunto com os alunos, para abordar de forma mais dinâmica as estruturas, processos e reações do organismo que acontecem durante a infecção por um vírus. Atualmente, com a pandemia da COVID-19, a propagação de informações falsas nas mídias sociais, conjuntamente com o desestímulo dos alunos a aprender sobre a temática, devido aos nomes e processos biológicos difíceis e baixa compreensão do que é esse parasita intracelular obrigatório, dificulta ainda mais a proteção da população, que não entende sobre o assunto. Consideramos que ao final do estágio as(os) alunas(os) sejam capazes de entender melhor sobre as características de um vírus, sua propagação, as reações do sistema imunológico em uma infecção e a importância da vacinação.
Resumo (inglês)
Supervised Internship IV, mandatory at undergraduate level, is allowed in several areas of
knowledge acording to the curricular structure from Biological Sciences course. Through the
internship, the education professionals put together both theoretical studies with practical
work in their graduation. In this context, the aim of this work is to produce a Comic Book
magazine which will be used as support material in classes, making the content more dynamic
to students, stimulating scientific knowledge. The developmnent of this study took place in
State School “Teacher Leonor da Silva Carramona”, in São José do Rio Preto, in three steps:
the production of the Comic Book, the observation and the teaching part. The Comic Book
“COVID-19 - The Invisible Enemy”, which is about the virus SARS-CoV-2; COVID-19, its
symptopms, ways of diagnosis and its reactions to the immune system. The observation
period allowed the comprehension of the students’ level of knowledge and the ambiance of
the school community. During the teaching period, five lessons were given to each class from
the 6th to the 9th grade, related to COVID-19 and approaching bacterias; viruses; vaccines
and the immune system, its differences and characteristics, emphasizing the SARS-CoV2, all
based in the Common National Base Curriculum. Furthermore, the reading of the Comic
Book was done in group with the students in a more dynamic way to approach the structures,
the biological processess and the organism reactions during a virus infection. Nowadays, with
the COVID-19 pandemic, the spreading of false information on social media together with the
students’ discouragement when it comes to learning about the thematics, due to the names and
difficult biological processes and low comprehension of what this mandatory intracellular
parasite is, makes the protection of the population - who does not understand about this
subject - even more difficult. We consider that, by the end of the internship, the students will
be able to understand more about the characteristics of a virus, its propagation, the reactions
of the immuune system in an infection and the importance of immunization
Descrição
Palavras-chave
Covid-19, Biologia, Material de apoio, Vírus, Comic Book, Biology, Support material
Idioma
Português