Publicação:
Aprendizagem significativa do conceito de ressonância

dc.contributor.authorAssis, Alice [UNESP]
dc.contributor.authorCarvalho, Fernando Luiz de Campos [UNESP]
dc.contributor.authorAmorim, Carlos Eduardo Silva de [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Luciene Fernanda da [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Luiz Guilherme Lucildo da [UNESP]
dc.contributor.authorDobrowolsky, Marcelo Schubert
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:59:13Z
dc.date.available2016-03-02T12:59:13Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractIn this research work we verified the interaction between teacher and students through the use of reading an alternative text, the use of an experimental activity demonstration and presentation of videos involving the concept of resonance in a room on the 3rd year of teaching medium, led to meaningful learning of that concept. The instruments for the creation of data were based on audio and video records, taken during the lecture and the written evaluations performed by the students two weeks later. The results showed that this interaction, mediated by the use of these resources, led to meaningful learning of the concept of resonance. It was also possible to observe the students' motivation to participate actively in class.en
dc.description.abstractNesta pesquisa verificamos se a interação entre o professor e os alunos, mediante a utilização da leitura de um texto alternativo, do uso de uma atividade experimental de demonstração e da apresentação de vídeos envolvendo o conceito de ressonância, em uma sala do 3º ano do Ensino Médio, propiciou a aprendizagem significativa do referido conceito. Os instrumentos para a constituição dos dados foram as transcrições das gravações, em áudio e vídeo, realizadas no decorrer da aula, bem como as avaliações escritas realizadas pelos alunos duas semanas depois. Os resultados mostraram que essa interação, mediada pela utilização das referidas estratégias, propiciou a aprendizagem significativa do conceito de ressonância. Também foi possível observar a motivação dos alunos em participarem ativamente da aula.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira
dc.format.extent61-80
dc.identifierhttp://revistas.if.usp.br/rbpec/issue/view/38
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 1, p. 61-80, 2012.
dc.identifier.fileISSN1806-5104-2012-12-01-61-80.pdf
dc.identifier.issn1806-5104
dc.identifier.lattes1665357688673100
dc.identifier.lattes7413143518492260
dc.identifier.lattes7685860330861283
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134980
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectMeaningful learningen
dc.subjectResonanceen
dc.subjectEnsino de físicapt
dc.subjectAprendizagem significativapt
dc.subjectRessonânciapt
dc.titleAprendizagem significativa do conceito de ressonânciapt
dc.title.alternativeMeaningful learning of resonanceen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes1665357688673100
unesp.author.lattes7413143518492260
unesp.author.lattes7685860330861283[1]
unesp.author.orcid0000-0003-0933-1001[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.departmentFísica e Química - FEISpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1806-5104-2012-12-01-61-80.pdf
Tamanho:
546.64 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format