Logotipo do repositório
 

Publicação:
Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivos

dc.contributor.authorBozelli, Fernanda Cátia [UNESP]
dc.contributor.authorNardi, Roberto
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:59:13Z
dc.date.available2016-03-02T12:59:13Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThis research deals with teachers’ education, discussing elements related to the teachers’ knowledge and discursive interaction. Teaching knowledge can be mobilized in different situations and spaces; however, here, we considered them in the classroom environment and the interactive context among teacher-students and students-students. We analyzed the discursive interactions in a 23 future high school physics teachers sample, observed during the development of activities of supervised teaching, in an undergraduate teachers’ initial education program, in one of the São Paulo State universities, in Brazil. The main research question was: which teachers’ knowledge is mobilized by future high physics teachers during the interactive discursive context aiming the construction of scientific knowledge by students? Data showed that in the communicative interaction process in the classroom the student-teachers mobilized teaching knowledge related to the content and to its pedagogy.en
dc.description.abstractEsta pesquisa trata de formação de professores, discutindo elementos referentes sobre os saberes docentes e interação discursiva. Os saberes docentes podem ser mobilizados em diferentes situações e espaços, contudo, aqui, foram considerados no âmbito da sala de aula e o contexto interativo entre professoraluno e aluno-aluno. Foram analisadas interações discursivas junto a uma amostra de 23 futuros professores de Física durante o desenvolvimento de atividades de estágio supervisionado, de um curso de Licenciatura de uma das universidades públicas do Estado de São Paulo, Brasil. A questão central respondida neste estudo foi: que saberes docentes são mobilizados por futuros professores de Física, durante o contexto interativo discursivo visando à construção do conhecimento científico pelos alunos? Os resultados mostram que, no processo de interação comunicativa ocorrido em sala de aula, os licenciandos mobilizam saberes docentes referentes ao conhecimento do conteúdo e ao conhecimento pedagógico do conteúdo, estando estes relacionados a determinadas situações de interação professor-aluno e aluno-aluno.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, CEP 15385-000, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, CEP 15385-000, SP, Brasil
dc.format.extent125-150
dc.identifierhttp://alexandria.ppgect.ufsc.br/volume-5-numero-2-setembro-de-2012/
dc.identifier.citationAlexandria, v. 5, n. 2, p. 125-150, 2012.
dc.identifier.fileISSN1982-5153-2012-05-02-125-150.pdf
dc.identifier.issn1982-5153
dc.identifier.lattes4449947783474945
dc.identifier.lattes1837401949199252
dc.identifier.orcid0000-0002-9985-1475
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134979
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofAlexandria
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectTeachers’ initial educationen
dc.subjectDeachers’ knowledgeen
dc.subjectDiscursive interactionsen
dc.subjectEnsino de físicapt
dc.subjectFormação inicial de professorespt
dc.subjectSaberes docentespt
dc.subjectInteração discursivapt
dc.titleSaberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivospt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4449947783474945
unesp.author.lattes1837401949199252[1]
unesp.author.orcid0000-0002-5018-3621[2]
unesp.author.orcid0000-0002-9985-1475[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
unesp.departmentFísica e Química - FEISpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1982-5153-2012-05-02-125-150.pdf
Tamanho:
378.59 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format