Logotipo do repositório
 

Publicação:
Família, adolescência e estilos parentais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O objetivo principal deste trabalho foi identificar os estilos parentais característicos de famílias provenientes de contextos de alta vulnerabilidade social. A amostra foi composta por 62 adolescentes, com idade entre 12 e 17 anos, de ambos os sexos, e suas respectivas famílias. Para a coleta de dados, utilizou-se uma escala de exigência e responsividade, aplicada de forma coletiva nos adolescentes, além da análise de documentos constantes nos prontuários das famílias. Os resultados principais indicaram que as famílias eram geralmente numerosas, com estruturas diversas, e que os adolescentes percebiam seus pais mais como autoritativos do que como negligentes.

Resumo (inglês)

The goal of this research was to identify parenting styles among families from contexts of high social vulnerability. We therefore interviewed 62 teenagers of both sexes between the ages of 12 and 17 and their respective families. Research tools employed a scale of demandingness and responsiveness applied collectively to the teenagers and an analysis was undertaken of documents from the families' files. The main findings showed that such families were normally large and varied in structure and that the teenagers perceived their parents to be more authoritative than negligent.

Descrição

Palavras-chave

Adolescentes, Contexto familiar, Estilos parentais, Adolescents, Familiar context, Parental styles

Idioma

Português

Como citar

Estudos de Psicologia (Campinas). PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 29, n. 2, p. 221-230, 2012.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação