Logotipo do repositório
 

Publicação:
Modelagem conceitual para tomada de decisão, agregação e criação de valor sob a perspectiva da competência em informação e midiática (CIM): uma proposta de validação de parâmetros (indicadores) estratégicos, elementos processuais de operacionalização e resultados como elementos norteadores em ambientes de serviços de consultoria na era digital

Carregando...
Imagem de Miniatura

Supervisor

Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Relatório de pós-doc

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Descreve-se o desenvolvimento de projeto de pesquisa buscando construir, aplicar e validar referenciais de natureza teórica apoiados em uma modelagem conceitual, possibilitando a contribuição de um conjunto de parâmetros (indicadores), elementos processuais de operacionalização e resultados como elementos norteadores em ambientes de serviços de consultoria direcionados à implementação de ações estratégicas voltadas ao processo de desenvolvimento da Competência em Informação e Midiática (CIM), como norteadores à gestão da informação e de mídias e tecnologias inovadoras visando à garantia da sustentabilidade em mercado produtivo. A metodologia envolveu pesquisa de natureza descritiva, exploratória e quali-quantitativa, consistindo em: estabelecimento do plano de ação contemplando a missão, visão e valores; pesquisa bibliográfica sobre os temas “competência em informação e midiática, organizações de serviços de consultorias e tomada de decisão”, a fim de construir o referencial teórico e o seu desenvolvimento; aplicação de um Estudo de Caso tendo como universo e população -Empresa de consultoria (1) e organizações clientes (9-amostragem intencional), apoiando a coleta de dados que envolveu: pesquisa documental, entrevista estruturada, aplicação do Diagrama Belluzzo ® e questionário. Essa trajetória metodológica proporcionou elaborar e validar os parâmetros estratégicos, processos de operacionalização e resultados da CIM para tomada de decisão em organizações de serviços. Essa abordagem trouxe reconhecimento do papel fundamental que essas competências possuem em relação ao contexto dinâmico e competitivo que as empresas vivenciam. Concluiu-se que a CIM é uma ferramenta norteadora para a criação de valor e direciona todo o processo decisório tanto nos ambientes de consultoria e nos ambientes organizacionais.

Resumo (inglês)

This report describes the development of a research project that seeks to construct, apply and validate theoretical references supported by a conceptual model, enabling the contribution of a set of parameters (indicators), procedural elements of operationalization and results as guiding elements in consulting service environments aimed at implementing strategic actions focused on the process of developing Information and Media Literacy (CIM), as guidelines for the management of information and media and innovative technologies aiming at ensuring sustainability in a productive market. The methodology involved descriptive, exploratory and qualitative-quantitative research, consisting of: establishing the action plan contemplating the mission, vision and values; bibliographical research on the themes “information and media competence, consulting service organizations and decision-making”, in order to construct the theoretical reference and its development; application of a Case Study having as universe and population – Consulting service organization (1) and client organizations (9 - intentional sampling), supporting the data collection that involved: documentary research, structured interview, application of the Belluzzo Diagram ® and questionnaire. This methodological trajectory allowed to elaborate and validate the strategic parameters, operationalization processes and results of the CIM for decision-making in service organizations. This approach brought recognition of the fundamental role that these competencies have in relation to the dynamic and competitive context that companies experience. It was concluded that the CIM is a guiding tool for the creation of value and directs the entire decision-making process both in consulting environments and in organizational environments.

Descrição

Palavras-chave

Mídia e Tecnologia, Competência em informação, Competência midiática, Competência digital, Consultoria, Information literacy, Media literacy, Consulting services organizations, Digital age, Decision making

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação