Publicação:
Atividades práticas para o ensino de Ecologia no Fundamental II

dc.contributor.advisorCasatti, Lilian [UNESP]
dc.contributor.authorRosa, Camila Rodrigues
dc.contributor.authorShimizu-Alves, Yullia Kaory
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-02-03T12:46:08Z
dc.date.available2023-02-03T12:46:08Z
dc.date.issued2023-01-17
dc.description.abstractÀ medida que a humanidade intervém na natureza, surgem tensões e conflitos quanto ao uso de seus recursos. Paralelamente ao crescimento dos impactos negativos das ações antrópicas aos ecossistemas, a agenda ambiental vem tomando cada vez mais destaque, especialmente por meio da Educação Ambiental (EA). No Brasil, a Lei nº 9795 de 27 de abril de 1999 determina a EA como um direito de todos e um dever de ser promovida pelo poder público dentro do ambiente escolar. Ademais, estudos mostram que o aprendizado se torna mais eficiente através de atividades práticas, que além de trazer benefícios pedagógicos, é capaz de desenvolver senso crítico e colocar em prática o método científico. Diante disso, foi desenvolvido um projeto de Estágio Curricular Supervisionado que tem como objetivo principal a utilização de atividades práticas para que os alunos compreendam os impactos das ações humanas na natureza. Todo o estágio foi desenvolvido utilizando as Metodologias Ativas de Aprendizagem nas turmas de Ensino Fundamental II. Durante o ano, foi feito período de observação e o período de regência, no qual as estagiárias puderam se inserir na rotina escolar, planejar, aplicar e desenvolver atividades com as turmas. Para cada processo e atividade, houve algumas avaliações subjetivas a respeito da participação e desempenho dos alunos, e ainda os estudantes tiveram a oportunidade de avaliar o estágio formulário online, o que indicou que as reflexões e discussões sobre a temática ambiental foram efetivas. Conclui-se assim que os alunos tiveram ótimo aproveitamento das aulas, demonstrando que as atividades práticas auxiliaram para a fixação e revisão dos conceitos ecológicos. E, acima de tudo, acredita-se que as atividades foram capazes de exercitar o senso crítico dos alunos, principalmente a respeito do posicionamento e das atitudes da humanidade perante a natureza. Espera-se, dessa forma, que os alunos tenham entendido a importância de debater sobre educação ambiental.pt
dc.description.abstractAs humanity intervenes in nature, tensions and conflicts arise regarding the use of its resources. Parallel to the growth of the negative impacts of anthropic actions on ecosystems, the environmental agenda has been gaining more and more prominence, especially through Environmental Education (EE). In Brazil, Law No. 9795 of April 27, 1999 determines EE as a right for all and a duty to be promoted by the public authorities in schools. In addition, studies show that learning is more efficient through practical activities, which brings pedagogical benefits, develops a critical sense and puts the scientific method into practice. Thus, a Supervised Curricular Internship project was developed, which has as its main objective the use of practical activities so that students understand the impacts of human actions on nature. The entire internship was developed using Active Learning Methodologies in Elementary School II classes. During the year, a period of observation and a period of regency were developed , in which the interns were able to insert themselves into the school routine, plan, apply and develop activities with the students. For each process and activity, some subjective evaluations regarding the participation and performance of the students were applied, and the students also had the opportunity to evaluate the internship through an online form, which indicated that the reflections and discussions on the environmental theme were effective. To conclude, students had a great use of the classes, demonstrating that the practical activities helped them to review the ecological concepts. And, above all, it is believed that the activities were able to exercise the students' critical sense, especially regarding the positioning and attitudes of humanity towards nature. It is hoped, therefore, that students have understood the importance of debating environmental education.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/239286
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectConservação da naturezapt
dc.subjectCiclos biogeoquímicospt
dc.subjectInterações ecológicaspt
dc.subjectBiomaspt
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectNature conservationen
dc.subjectBiogeochemical cyclesen
dc.subjectEcological interactionsen
dc.subjectBiomesen
dc.titleAtividades práticas para o ensino de Ecologia no Fundamental IIpt
dc.title.alternativePractical activities for teaching Ecology in Elementary School IIen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.undergraduateCiências Biológicas - IBILCEpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
rosa_cr_tcc_sjrp.pdf
Tamanho:
15.64 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
rosa_cr_autorizacao_sjrp.pdf
Tamanho:
62.72 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: