Logotipo do repositório
 

Publicação:
A cultura colaborativa entre docentes na educação infantil

dc.contributor.authorRecco, Kethylin Viotto [UNESP]
dc.contributor.authorCorrêa Junior, José Firmino [UNESP]
dc.contributor.authorSouza Neto, Samuel de [UNESP]
dc.contributor.authorIza, Dijnane Fernanda Vedovatto
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:42Z
dc.date.available2016-07-19T12:59:42Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA Educação Infantil abrange diferentes linguagens a serem trabalhadas com as crianças pequenas, dentre elas está o Movimento que está diretamente ligado à Educação Física. O trabalho docente na Educação Infantil envolve diferentes profissionais, entre eles pedagogas e professores de Educação Física, assim a colaboração entre eles é fundamental para o desenvolvimento do trabalho com as crianças pequenas. Diante disso, o que se busca é saber como ocorre o trabalho entre esses professores sob a ótica da cultura colaborativa. O objetivo da pesquisa foi compreender a cultura colaborativa dos professores atuantes na Educação Infantil. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, de cunho qualitativo, utilizamos os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário; observação; fonte documental e entrevista semiestruturada. Para análise dos dados utilizamos a análise de conteúdo. Nesse trabalho são apresentados somente dados preliminares do questionário-piloto sobre a formação acadêmica, as contribuições da formação inicial para o trabalho docente na Educação Infantil, o convívio entre os professores e o planejamento das atividades pedagógicas. Entre os resultados preliminares foram observados que todos os docentes que estão atuando nesse segmento escolar possuem uma formação acadêmica em licenciatura, entretanto, a formação inicial parece não suprir as demandas que envolvem o trabalho docente nesse nível de ensino. Além disso, há um bom convívio entre todos os profissionais, porém ao analisarmos as práticas pedagógicas entre docentes da Educação Física e Pedagogas percebeu-se que nem sempre estas práticas estão relacionadas e, ainda, não existe no momento de planejamento uma troca colaborativa sobre o trabalho docente entre os professores atuantes na Educação infantil.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Metodologia de Ensino, São Carlos, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil
dc.format.extent1554-1566
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1554-1566
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-1554-1566.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes7352600571268275
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141605
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.titleA cultura colaborativa entre docentes na educação infantilpt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7352600571268275
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.departmentEducação - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-1554-1566.pdf
Tamanho:
526.43 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format