Publicação: A cultura colaborativa entre docentes na educação infantil
dc.contributor.author | Recco, Kethylin Viotto [UNESP] | |
dc.contributor.author | Corrêa Junior, José Firmino [UNESP] | |
dc.contributor.author | Souza Neto, Samuel de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Iza, Dijnane Fernanda Vedovatto | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.contributor.institution | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:42Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:42Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | A Educação Infantil abrange diferentes linguagens a serem trabalhadas com as crianças pequenas, dentre elas está o Movimento que está diretamente ligado à Educação Física. O trabalho docente na Educação Infantil envolve diferentes profissionais, entre eles pedagogas e professores de Educação Física, assim a colaboração entre eles é fundamental para o desenvolvimento do trabalho com as crianças pequenas. Diante disso, o que se busca é saber como ocorre o trabalho entre esses professores sob a ótica da cultura colaborativa. O objetivo da pesquisa foi compreender a cultura colaborativa dos professores atuantes na Educação Infantil. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, de cunho qualitativo, utilizamos os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário; observação; fonte documental e entrevista semiestruturada. Para análise dos dados utilizamos a análise de conteúdo. Nesse trabalho são apresentados somente dados preliminares do questionário-piloto sobre a formação acadêmica, as contribuições da formação inicial para o trabalho docente na Educação Infantil, o convívio entre os professores e o planejamento das atividades pedagógicas. Entre os resultados preliminares foram observados que todos os docentes que estão atuando nesse segmento escolar possuem uma formação acadêmica em licenciatura, entretanto, a formação inicial parece não suprir as demandas que envolvem o trabalho docente nesse nível de ensino. Além disso, há um bom convívio entre todos os profissionais, porém ao analisarmos as práticas pedagógicas entre docentes da Educação Física e Pedagogas percebeu-se que nem sempre estas práticas estão relacionadas e, ainda, não existe no momento de planejamento uma troca colaborativa sobre o trabalho docente entre os professores atuantes na Educação infantil. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil | |
dc.description.affiliation | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Metodologia de Ensino, São Carlos, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 1554-1566 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1554-1566 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-1554-1566.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.lattes | 7352600571268275 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141605 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.title | A cultura colaborativa entre docentes na educação infantil | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 7352600571268275 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.department | Educação - IB | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2357-7819-2014-1554-1566.pdf
- Tamanho:
- 526.43 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format