Publicação: A educação financeira para alunos de 6º ano e sua contribuição para uma formação cidadã
Carregando...
Data
2019-12-11
Autores
Orientador
Souza, Antonio Carlos de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Matemática - FEG
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente estudo tem como objetivo analisar o contato individual com o dinheiro de alunos
do 6º ano do Ensino Fundamental e sua relação com os gastos familiares, a fim de ressaltar a
importância da presença da Educação Financeira durante a vida escolar e também discutir a
importância do planejamento de gastos. Para atingir tais finalidades, durante a disciplina de
Prática de Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em
Matemática, foi elaborado um projeto que, posteriormente, foi desenvolvido junto a alunos do
6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede particular de ensino da cidade de
Taubaté-SP. Durante a participação na pesquisa, os alunos construíram uma lista de material
escolar e a partir dela realizaram uma consulta na internet, nos computadores da escola onde
estudam, sobre o preço de cada item da lista elaborada. Esta consulta, bem como as
discussões realizadas pelos alunos, foram gravadas para análise posterior, a fim de avaliar o
contato individual com o dinheiro e as relações que os alunos possuem com tal. Após as
elaborações das listas e das respectivas discussões, os alunos responderam a um segundo
questionário que também foi considerado. A análise foi realizada seguindo os procedimentos
da pesquisa qualitativa com a Análise de Conteúdo de Bardin. A partir da análise, verificou-se
uma mudança de pensamento, ainda que rasa, quanto as reais necessidades de compra e uma
maior atenção com os gastos por parte dos alunos
Resumo (inglês)
The present study aims to analyze the individual contact with the money of 6th grade students
and their relationship with family expenses, in order to highlight the importance of the
presence of financial education during school life and also to discuss the importance of
spending planning. To achieve these goals, during the Mathematics Teaching Practice and
Supervised Internship I course in the Mathematics Degree course, a project was elaborated,
which was subsequently developed with 6th grade students from a private school. of teaching
in the city of Taubaté-SP. During the participation in the research, the students built a list of
school supplies and from there they made a consultation on the internet, on the computers of
the school where they study, about the price of each item of the elaborated list. This
consultation, as well as the discussions held by the students, were recorded for later analysis,
in order to assess individual contact with money and the relationships that students have with
it. After elaborating the lists and the respective discussions, the students answered a second
questionnaire that was also considered. The analysis was performed following the qualitative
research procedures with Bardin's content analysis. From the analysis, there was a change of
thought, albeit shallow, as to the real needs of purchase and greater attention to spending by
the students
Descrição
Idioma
Português