Publicação: Mapeamento de processos e melhoria contínua: aplicação de Lean Office em processos de compra de matérias primas numa empresa do setor petroquímico
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Data
Autores
Orientador
Campos, Arminda Eugênia Marques 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Engenharia de Produção Mecânica - FEG
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
As empresas atuais têm buscado a melhoria contínua, a fim de otimizar seus processos e
alavancar resultados. Os conceitos relacionados ao Lean Office, que consiste no pensamento
Lean aplicado em áreas administrativas, foram utilizados na pesquisa a fim de elaborar
propostas de planos de ações de melhoria aos processos de gestão e controle de compra de
matérias-primas em uma multinacional do setor petroquímico e químico brasileira. Inicialmente
foi realizada uma revisão bibliográfica do Lean Office e seus métodos de implementação e
ferramentas. A partir da discussão da literatura foi possível definir a pesquisa-ação como
abordagem metodológica e os oito passos propostos por Tapping e Shuker (2010) como
procedimento para alcance do Lean Office no estudo. Como consequência foi possível analisar
o fluxo atual, diagnosticar os problemas e sugerir melhorias aos processos mapeados. Ao final,
foi possível formular os resultados e as dificuldades encontradas ao longo do estudo. Assim, foi
possível verificar a eficácia das ferramentas e métodos abordados para alcance dos objetivos
tendo em vista as adaptações contextuais necessárias no ambiente sob análise e confirmar a
relevância científica e para outras empresas da pesquisa
Resumo (inglês)
Current companies have been seeking continuous improvement to optimize their processes and
leverage results. The concepts related to Lean Office, which consists of Lean thinking applied
in administrative areas, were used in this article in order to propose action plans to improve
management and control processes for the purchase of feedstocks in a Brazilian petrochemical
company. Initially, a bibliographic review of the Lean Office and its implementation methods
and tools were carried out. From the discussion of the literature, it was possible to define action
research as a methodological approach and the eight steps proposed by Tapping and Shuker
(2010) as guidelines to reach Lean Office in the process. Consequently, the current flow could
be analysed, and the problems diagnosed, making room for improvements suggestions to the
mapped process. At the end, it was possible to summarize the main results and difficulties
encountered throughout the study. Thus, it was possible to verify the effectiveness of the tools
and methods approached to achieve the objectives in view of the necessary environmental
adjustments under analysis and to confirm the scientific and organizational relevance of the
research
Descrição
Palavras-chave
Lean Office, Mapeamento de processos, Melhorias, Process Mapping, Improvements, Produção enxuta, Controle de qualidade, Controle de processo, Gestão da qualidade total
Idioma
Português