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Publicação:
Mapeamento de processos e melhoria contínua: aplicação de Lean Office em processos de compra de matérias primas numa empresa do setor petroquímico

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Orientador

Campos, Arminda Eugênia Marques

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Engenharia de Produção Mecânica - FEG

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

As empresas atuais têm buscado a melhoria contínua, a fim de otimizar seus processos e alavancar resultados. Os conceitos relacionados ao Lean Office, que consiste no pensamento Lean aplicado em áreas administrativas, foram utilizados na pesquisa a fim de elaborar propostas de planos de ações de melhoria aos processos de gestão e controle de compra de matérias-primas em uma multinacional do setor petroquímico e químico brasileira. Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica do Lean Office e seus métodos de implementação e ferramentas. A partir da discussão da literatura foi possível definir a pesquisa-ação como abordagem metodológica e os oito passos propostos por Tapping e Shuker (2010) como procedimento para alcance do Lean Office no estudo. Como consequência foi possível analisar o fluxo atual, diagnosticar os problemas e sugerir melhorias aos processos mapeados. Ao final, foi possível formular os resultados e as dificuldades encontradas ao longo do estudo. Assim, foi possível verificar a eficácia das ferramentas e métodos abordados para alcance dos objetivos tendo em vista as adaptações contextuais necessárias no ambiente sob análise e confirmar a relevância científica e para outras empresas da pesquisa

Resumo (inglês)

Current companies have been seeking continuous improvement to optimize their processes and leverage results. The concepts related to Lean Office, which consists of Lean thinking applied in administrative areas, were used in this article in order to propose action plans to improve management and control processes for the purchase of feedstocks in a Brazilian petrochemical company. Initially, a bibliographic review of the Lean Office and its implementation methods and tools were carried out. From the discussion of the literature, it was possible to define action research as a methodological approach and the eight steps proposed by Tapping and Shuker (2010) as guidelines to reach Lean Office in the process. Consequently, the current flow could be analysed, and the problems diagnosed, making room for improvements suggestions to the mapped process. At the end, it was possible to summarize the main results and difficulties encountered throughout the study. Thus, it was possible to verify the effectiveness of the tools and methods approached to achieve the objectives in view of the necessary environmental adjustments under analysis and to confirm the scientific and organizational relevance of the research

Descrição

Palavras-chave

Lean Office, Mapeamento de processos, Melhorias, Process Mapping, Improvements, Produção enxuta, Controle de qualidade, Controle de processo, Gestão da qualidade total

Idioma

Português

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