Logotipo do repositório
 

Publicação:
Uma base comum na escola: análise do projeto educativo da Base Nacional Comum Curricular

dc.contributor.authorFilipe, Fabiana Alvarenga [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Dayane Dos Santos [UNESP]
dc.contributor.authorCosta, Áurea De Carvalho [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:45:50Z
dc.date.available2021-07-14T10:45:50Z
dc.date.issued2021-02-22
dc.description.abstractThe aim of this article was to analyse the educational project proposed as the basis of the National Curricular Common Base (NCCB). To do this, a qualitative, documental research was carried out of the final version of NCCB, April 2017, approved on December 20, by the National Education Council. We observed that the NCCB is based on an educational training project for employability, using centrality of competencies, based on a directed Teaching model, prescriptive and linked to an efficiency evaluation model, inspired by behavioural theories. We concluded that NCCB proposals are removed from an educational Project aimed at a critical and emancipatory formation, because they propose to train for the work according to neoliberal demands.en
dc.description.abstractEl propósito de este artículo fue analizar el proyecto educativo propuesto como fundamento de la Base Nacional Común Curricular. Realizamos una investigación cualitativa y documental de la versión final de BNCC, de abril de 2017, homologada el 20 de diciembre de 2017 por el Consejo Nacional de Educación. Identificamos que BNCC se fundamenta en un proyecto educativo de formación para la empleabilidad, con la centralidad de las competencias, a partir de un modelo de Enseñanza direccionada, prescriptiva y vinculada a un modelo de evaluación eficiente, inspirado en las teorías comportamentales e concluimos que las proposiciones de BNCC se distancian de un proyecto educativo que apunta a una formación crítica y emancipatoria, pues visa formar para el trabajo de acuerdo con las demandas neoliberales.es
dc.description.abstractO objetivo deste artigo foi analisar o projeto educativo proposto como fundamento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Realizamos uma pesquisa qualitativa e documental da versão final da BNCC, de abril de 2017, homologada em 20 de dezembro de 2017 pelo Conselho Nacional de Educação. Identificamos que a BNCC se fundamenta num projeto educativo de formação para a empregabilidade, com a centralidade das competências, a partir de um modelo de Ensino direcionado, prescritivo e vinculado a um modelo de avaliação eficientista, inspirado nas teorias comportamentais, e concluímos que as proposições da BNCC se distanciam de um projeto educativo que vise a uma formação crítica e emancipatória, ao formar para o trabalho segundo as demandas neoliberais.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362021002902296
dc.identifier.citationEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Fundação CESGRANRIO, p. -, 2021.
dc.identifier.doi10.1590/S0104-40362021002902296
dc.identifier.fileS0104-40362021005003202.pdf
dc.identifier.issn0104-4036
dc.identifier.issn1809-4465
dc.identifier.scieloS0104-40362021005003202
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212831
dc.language.isopor
dc.publisherFundação CESGRANRIO
dc.relation.ispartofEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectNational Curricular Common Baseen
dc.subjectCurriculum Conceptionsen
dc.subjectNeoliberal Educational Projecten
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt
dc.subjectConcepções de Currículopt
dc.subjectProjeto Educativo Neoliberalpt
dc.titleUma base comum na escola: análise do projeto educativo da Base Nacional Comum Curricularpt
dc.title.alternativeA common school base: analysing the National Curricular Common Base educational Projecten
dc.title.alternativeUna base común en la escuela: análisis del proyecto educativo de la Base Nacional Común Curriculares
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0001-8100-2320[1]
unesp.author.orcid0000-0002-1073-5495[2]
unesp.author.orcid0000-0003-2695-4235[3]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.departmentEducação - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0104-40362021005003202.pdf
Tamanho:
449.82 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format