Logo do repositório

Mulheres que pesquisam mulheres: cartografias por uma epistemologia feminista na pós-graduação em comunicação nos brasis preteridos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Supervisor

Silva, Larissa Maués Pelúcio

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Relatório de pós-doc

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Neste período de pós-doutoramento, coletamos, classificamos, cartografamos as teses e dissertações desenvolvidas por mulheres sobre mulheres, disponíveis nos repositórios institucionais dos PPGs das Universidades Federais do Mato Grosso do Sul, Pará, Roraima e Sergipe até 2024. Debatemos o percurso, o ensaio e os achados em eventos acadêmicos, disciplinas, reuniões e diálogos/entrevistas, com os questionamentos em mente: O que essas pesquisadoras pesquisaram? Quais seus principais aportes teóricos? Como construíram seus caminhos metodológicos? Quais suas preocupações científicas e os principais resultados alcançados? Entre as tantas respostas em processo de publicação, este processo cartográfico ajudou a entender as simetrias e assimetrias das pesquisas, as diferentes epistemologias que compõem os estudos na interface entre comunicação e feminismos nestes espaços não hegemônicos e que se caracterizam pelo lugar das pesquisadoras, pelo empirismo feminista e pelas preocupações políticas. O índice de defesas na área de interesse é de pouco mais de 10% do total, com exceção da UFRR que apresentou apenas uma dissertação no escopo, em um total de 26 trabalhos. As 52 dissertações e teses coletadas (no caso do Pará, único programa até então com doutoramento) feministas são majoritariamente realizadas por mulheres com orientadoras mulheres. Enquanto na UFMS, identificamos pesquisas mais focadas no campo do jornalismo com forte inclinação para analises de conteúdo e cronologia dos direitos femininos, na UFS os estudos culturais e de política de identidade predominam, também com ênfase em análises de conteúdo e discurso. A UFPA é a mais disruptiva nas temáticas e métodos, com investimentos em trabalhos de campo e vivências para uma visada mais comunitária e decolonial. Na Unesp, somamos mais 35 pesquisas e identificamos as consonâncias e divergências das epistemologias feministas da/na pesquisa em Comunicação.

Descrição

Palavras-chave

Programas de Pós-Graduação em Comunicação, Mulheres pesquisadoras, Epistemologias feministas

Idioma

Português

Citação

MIGUEL, Katarini Giroldo. Mulheres que pesquisam mulheres: cartografias por uma epistemologia feminista na pós-graduação em comunicação nos brasis preteridos. 2025. Relatório de Pós-doutorado (Comunicação) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

Itens relacionados

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design
FAAC
Campus: Bauru


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação