Publicação: A iniciação científica no ensino médio como possibilidade de mudança da visão do aluno sobre a aprendizagem da matemática
dc.contributor.author | Rodriguez, Jaime Edmundo Apaza [UNESP] | |
dc.contributor.author | Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP] | |
dc.contributor.author | Souza, Nair Rodrigues de | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.contributor.institution | Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) | |
dc.date.accessioned | 2016-08-04T13:35:27Z | |
dc.date.available | 2016-08-04T13:35:27Z | |
dc.date.issued | 2015-09-16 | |
dc.description.abstract | Several national assessments indicate students' difficulties in relation to learning mathematics, showing that student performance reflects serious learning difficulties. The idea of developing an action that could contribute to try to change this scenario was designed in 2009, with the project "Scientific Initiation in High School", in which students of the Mathematics Degree course would make the role of guiding students of schools High School. And so we have developed an extension project for work with high school students. In the five years that we are developing this extension project, the scholarship students have had the opportunity to meet, more in depth, the school context and high school students have developed research that has been presented at scientific meetings. | en |
dc.description.abstract | Diversas avaliações nacionais evidenciam as dificuldades dos alunos em relação à aprendizagem de Matemática, mostrando que o desempenho dos alunos reflete sérias dificuldades de aprendizagem. A ideia de elaborar uma ação que pudesse contribuir para tentar mudar esse panorama foi idealizada, em 2009, com o projeto “Iniciação Científica no Ensino Médio”, no qual os alunos do curso de Licenciatura em Matemática fariam o papel de orientadores de alunos das escolas do Ensino Médio. Desse modo, foi elaborado um projeto de extensão buscando motivar e inserir os alunos do Ensino Médio no estudo e pesquisa da Matemática. Segundo o MEC, a avaliação de desempenho dos alunos do ensino médio é uma das estratégias para a avaliação dos sistemas, com o objetivo de definir prioridades por parte da União e dos Estados, que possam ser necessárias para a definição ou redirecionamento dos rumos da política educacional. Nos cinco anos em que estamos desenvolvendo esse projeto de extensão, os alunos bolsistas têm tido a oportunidade de conhecer, de modo mais aprofundado, o contexto escolar e os alunos do Ensino Médio têm desenvolvido pesquisas que já foram apresentadas em eventos científicos. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Matemática, Ilha Solteira, SP, Brasil | |
dc.description.affiliation | Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Três Lagoas, MS, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Matemática, Ilha Solteira, SP, Brasil | |
dc.description.sponsorship | Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP) | |
dc.format.extent | 1-5 | |
dc.identifier | http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/437 | |
dc.identifier.citation | 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015. | |
dc.identifier.file | ISSN2176-9761-2015-01-05-rodriguez.pdf | |
dc.identifier.issn | 2176-9761 | |
dc.identifier.lattes | 1404319585967080 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/142455 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de extensão universitária da UNESP | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.subject | Scientific initiation | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Mathematic | en |
dc.subject | Iniciação científica | pt |
dc.subject | Ensino | pt |
dc.subject | Matemática | pt |
dc.title | A iniciação científica no ensino médio como possibilidade de mudança da visão do aluno sobre a aprendizagem da matemática | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dcterms.license | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/about/editorialPolicies#openAccessPolicy | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 1404319585967080 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira | pt |
unesp.department | Matemática - FEIS | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2176-9761-2015-01-05-rodriguez.pdf
- Tamanho:
- 305.43 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format