Logotipo do repositório
 

Publicação:
Análise do processo inclusivo em uma escola estadual no município de bauru: a voz de um aluno com deficiência visual

dc.contributor.authorLippe, Eliza Márcia Oliveira
dc.contributor.authorAlves, Fabio de Souza
dc.contributor.authorCamargo, Eder Pires de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:59:16Z
dc.date.available2016-03-02T12:59:16Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThe proposal of inclusive education in the state government of São Paulo is based on curriculum adaptation. This study aimed to analyse the voice of the student with vision impairment included in a regular classroom. Textual Discourse Analysis was used for data analysis.the The results showed that the student with vision impairment is simply located in the regular classroom, and public policies pay little heed to their inclusion. In this sense, we notice the need for regular classroom teachers ongoing formation, so that they can conform their procedures, and also develop a dialogue with expert teachers, using the resource rooms as a place for support.en
dc.description.abstractA proposta de educação inclusiva do governo estadual de São Paulo baseia-se na adaptação curricular. O presente estudo teve por ob jetivo analisar a voz do aluno com deficiência visual incluído na sala de aula regular. Utilizou-se, para análise dos dados, a Análise Textual Discursiva. Os resultados obtidos demonstraram que o aluno com defi ciência visual está apenas inserido na sala de aula regular, e as políticas públicas pouco se atentam para a sua inclusão. Nesse sentido, observa mos a necessidade de uma formação continuada dos professores da sala regular, não apenas para adequar suas metodologias, mas também para que eles se preocupem em dialogar com os professores especialistas, empregando as salas de recursos como um espaço de apoio.pt
dc.description.affiliationPrograma de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.description.affiliationPrograma de Pós Graduação em Educação da Universidade de São Paulo – USP
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, Brasil
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq)
dc.format.extent81-94
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140205
dc.identifier.citationEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 2, p. 81-94, 2012.
dc.identifier.doi10.1590/1983-21172012140205
dc.identifier.fileS1983-21172012000200081.pdf
dc.identifier.issn1983-2117
dc.identifier.lattes3417921730250572
dc.identifier.scieloS1983-21172012000200081
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134990
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciências
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectVision impairmenten
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectInclusão educacionalpt
dc.subjectDeficiência visualpt
dc.subjectEnsino de ciênciaspt
dc.titleAnálise do processo inclusivo em uma escola estadual no município de bauru: a voz de um aluno com deficiência visualpt
dc.title.alternativeAnalysis of inclusive process in a stateschool in the municipality of bauru: the voice of a student with vision impairmenten
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
unesp.departmentFísica e Químicapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1983-21172012000200081.pdf
Tamanho:
206.73 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format