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Publicação:
Modelagem por elementos finitos e análise experimental aplicadas ao estudo da dinâmica de um Rotor Jeffcott

dc.contributor.advisorMathias, Mauro Hugo [UNESP]
dc.contributor.authorPeres, Ramon Moreira [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-11-23T11:44:03Z
dc.date.available2016-11-23T11:44:03Z
dc.date.issued2016-09-16
dc.description.abstractO presente trabalho estuda a dinâmica de rotores e em particular a de um rotor modelo de Jeffcott. Para tanto, foi utilizada uma bancada experimental que consiste de um rotor montado sobre um eixo apoiado por mancais de rolamento fixo a uma base metálica, sendo o acionamento da bancada experimental feito por meio de um motor elétrico trifásico de 2 cv com uma rotação máxima de 3.475 rpm, onde foram realizados testes para determinação da primeira frequência natural estacionária (teste de impacto), tesde de partida e de parada. Dois eixos de materiais diferentes foram utilizados, sendo um de aço SAE 1020 e outro de material compósito. Foram determinadas através de análise estrutural pelo método dos elementos finitos as rigidezes dos mancais, com esses valores obteve-se analiticamente a primeira frequência natural do sistema. Ainda utilizando o método dos elementos finitos foram obtidas as frequências naturais, os modos de vibrar e o diagrama de Campbell através de análise modal. Os resultados experimentais obtidos foram discutidos e comparados com os resultados analíticos e com os resultados obtidos pela aplicação do método dos elementos finitos. Percebe-se que com essa comparação a aplicação do software na fase inicial de projeto mostra-se de extrema importância, visto que as frequências naturais podem ser previstas já na etapa inicial.pt
dc.description.abstractThis work studied the dynamics of rotors and in particular a Jeffcott rotor. An experimental bench consisting of a rotor mounted on a shaft supported by a fixed bearing housings to a metal base. The drive of the testing bench is made a three-phase electric motor of 2cv power, having a maximum rotation of 3.475rpm, which were performed the tests to identify the first natural frequency (impact test), run up and coast down using two different material of shaft, one made by steel SAE 1020 and a composite shaft. It was determined through structural analyses by the finite element method and the rigidities of the bearings was obtained. With this values the first natural frequency for the system was obtained analytically. Still using finite element method was obtainedthe natural frequencies. The vibration modes and the Campbell diagram, using modal analysis. The experimental results were discussed and compared the analytical results and the results by applyingthe finite element method, with this comparion the software application in the initial phase project proved extremely important given that the natural frequencies can be provided in the initial stage.en
dc.description.sponsorshipOutra
dc.description.sponsorshipIdPRH-ANP/MCTI: 48610.009725/2013
dc.identifier.aleph000875955
dc.identifier.capes33004080027P6
dc.identifier.lattes9074899537066812
dc.identifier.lattes9074899537066812
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/144672
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectDinâmica de rotorespt
dc.subjectElementos finitospt
dc.subjectRotor de Jeffcottpt
dc.subjectFrequência naturalpt
dc.subjectRotor Dynamicsen
dc.subjectFinite Elementen
dc.subjectJeffcott Rotoren
dc.subjectNatural Frequencyen
dc.titleModelagem por elementos finitos e análise experimental aplicadas ao estudo da dinâmica de um Rotor Jeffcottpt
dc.title.alternativeModeling by finite element and experimental analysis applied to the study of the dynnamic of a Jeffcott Rotoren
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes9074899537066812
unesp.author.lattes9074899537066812
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEngenharia Mecânica - FEGpt
unesp.knowledgeAreaProjetospt
unesp.researchAreaDinâmica de Rotorespt

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