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Publicação:
Revisão metanalítica do DCOIT/Seanine: antiincrustante de navios

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Orientador

Ribeiro, Caio César

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Ciências Biológicas - CLP

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Os navios possuem um grande problema conhecido como bioincrustação, este fenômeno cria uma rugosidade no casco, diminuindo a hidrodinâmica e manobrabilidade, elevando o gasto de combustível. Portanto, o uso de tintas anti-incrustantes são necessárias para reduzir este efeito. Contudo, tintas amplamente utilizadas antes dos anos 2000 como o TBT eram altamente tóxicas para o meio ambiente, estes fatores levaram a indústria a criar uma tinta menos nociva, conhecido como SeaNine. Entretanto, estudos mais recentes estão evidenciando que o DCOIT é mais nocivo do que antes pensado. Com isso, foi realizada uma meta-análise para extrair os dados de artigos que abordavam sobre toxicidade do DCOIT, fazendo o uso de métricas de concentração letal e efetiva, e tempo de exposição ao tratamento. Após a extração, utilizou-se do programa OpenMEE para efetuar a meta-análise desses dados baseando-se na média e desvio padrão para estimativa do tamanho dos efeitos em diferentes táxons. Foi mensurado o viés de publicação e o risco de falha de Rosenthal. O resultado da análise aponta que este composto mesmo em pequenas quantidades é tóxico para todos os organismos não alvos, principalmente para aqueles que são filtradores como bivalves. Uma alternativa para um uso menos nocivo do DCOIT é utilizá-lo em conjunto com nanocápsulas de sílica (SiNC), devido a sua capacidade de regular a liberação do composto tóxico. Contudo, mais estudos de meta-análise como este são necessários para afirmar com certeza que o DCOIT é tóxico para a fauna marinha.

Resumo (inglês)

Ships have a major problem known as biofouling, this phenomenon creates a roughness in the hull, decreasing hydrodynamics and maneuverability, increasing fuel expenditure. Therefore, the use of anti-fouling paints are necessary to reduce this effect. However, widely used paints before the 2000s such as TBT were highly toxic to the environment, these factors led the industry to create a less harmful paint, known as SeaNine. However, more recent studies are highlighting that DCOIT is more harmful than previously thought. With this in mind, a meta-analysis was conducted to extract data from articles that addressed DCOIT toxicity, using metrics of lethal and effective concentration, and exposure time to treatment. After extraction, the OpenMEE program was used to perform a meta-analysis of these data based on the mean and standard deviation to estimate effect sizes in different taxa. Publication bias and Rosenthal's risk of failure were measured. The result of the analysis points out that this compound even in small amounts is toxic to all non-target organisms, especially to those that are filter feeders like bivalves. An alternative for a less harmful use of DCOIT is to use it in conjunction with silica nanocapsules (SiNC), due to their ability to regulate the release of the toxic compound. However, more meta-analysis studies like this one are needed to state with certainty that DCOIT is toxic to marine fauna.

Descrição

Palavras-chave

Toxicologia ambiental, Tintas anti-incrustantes, Poluentes, Toxicidade, DCOIT, SeaNine

Idioma

Português

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