Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Emoção e afetividade na aprendizagem: breve revisão bibliográfica

dc.contributor.advisorDias, Valéria Silva [UNESP]
dc.contributor.authorSim, Amira Amaral do [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:29:04Z
dc.date.available2015-03-23T15:29:04Z
dc.date.issued2014-02-10
dc.description.abstractThis work has as its theme the role of emotions and affectivity in learning, particularly in science learning, being developed from a literature review. We start from the idea that learning occurs through changes in the neural networks of each individual and that these changes are caused by a combination of genetic and biological factors also influenced by emotions and affectivity. We seek information on the functioning of the human brain, highlighting the neuroanatomy and neurocognition, to understand how the brain processes information, including the feelings and emotions experienced by the individual. Once we try to understand which roles are assigned to the feelings and emotions in different learning theories, emphasizing the cognitive and humanistic theories. Finally, we found some more recent contributions to the understanding of the learning process, to the field of neuroscience. We were led to conclude that there is great scope for research in applied neuroscience to education, since the work, especially in the national literature are still scarceen
dc.description.abstractEste trabalho possui como temática o papel das emoções e da afetividade na aprendizagem, particularmente, na aprendizagem das ciências, desenvolvido a partir de levantamento bibliográfico. Partimos da ideia de que a aprendizagem ocorre por meio de mudanças nas redes neurais de cada indivíduo e que tais mudanças são provocadas por uma combinação de fatores genéticos e biológicos, influenciadas também pelas emoções e pela afetividade. Buscamos elementos sobre o funcionamento do cérebro humano, destacando a neuroanatomia e neurocognição, para entender como o cérebro processa as informações, incluindo os sentimentos e as emoções, vivenciadas pelo indivíduo. Depois buscamos compreender quais papéis são atribuídos aos sentimentos e emoções em diferentes teorias de aprendizagem, destacando as teorias cognitivistas e humanistas. Por fim, encontramos algumas contribuições mais recentes para o entendimento do processo de aprendizagem, produzidas no campo da neurociência. Fomos levados a concluir que existe um grande espaço para pesquisa na área da neurociência aplicada à educação, visto que os trabalhos, principalmente na literatura nacional, são ainda escassospt
dc.format.extent80 f.
dc.identifier.aleph000735244
dc.identifier.citationSIM, Amira Amaral do. Emoção e afetividade na aprendizagem: breve revisão bibliográfica. 2014. 80 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2014.
dc.identifier.file000735244.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121319
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectEmoçõespt
dc.subjectNeurociênciaspt
dc.subjectAfetividadept
dc.subjectNeurosciencespt
dc.titleEmoção e afetividade na aprendizagem: breve revisão bibliográficapt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.undergraduateFísica - FEGpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000735244.pdf
Tamanho:
559.37 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format