Publicação: Utilização de metologias audiovisuais interativas e dinâmicas no ensino de redação para alunos do cursinho pré-vestibular Diferencial
dc.contributor.author | Silva, Giuliane do Nascimento [UNESP] | |
dc.contributor.author | Cordeiro, Maria Angela de Moraes [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-02T15:40:20Z | |
dc.date.available | 2017-01-02T15:40:20Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Introdução: O Cursinho Diferencial é o cursinho comunitário da UNESP campus Ilha Solteira, para alunos de escolas públicas e bolsistas em escolas particulares, é um projeto de inclusão social no qual envolve graduandos de vários cursos.Os jovens que procuram o Cursinho, possuem como característica comum, sérias dificuldades em conceitos básicos e não possuem hábito de leituras frequentes.Os recursos audiovisuais têm sido utilizados como ferramenta auxiliar para a apresentação de conteúdos e neste trabalho, foram utilizados visando despertar maior interesse dos jovens e facilitar a maneira de entender como se escreve uma Redação. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo despertar o interesse dos alunos para a disciplina utilizando ferramentas audiovisuais presentes no cotidiano dos mesmos de modo que venham a intermediar o entendimento do conteúdo a ser explorado nesta disciplina. Metodologia: Primeiramente foi ministrada uma aula expositiva com apenas o uso do quadro branco e material de apoio. No mês seguinte, a aula foi ministrada com recursos audiovisuais abordando o mesmo assunto, as aulas foram ministradas em quatro salas distintas.Com as ferramentas de áudio e vídeo foram incrementadas músicas que estavam relacionados a matéria, como por exemplo "O mundo é um moinho" interpretada por Cartola, "A Carta" de Renato Russo, "Diário de um detento" de Racionais Mc's, "Thank you for loving me" de Bon Jovi tais apresentam traços de carta. A música "Faroeste caboclo" e "Eduardo e Monica" de Legião Urbana, "Desculpa mãe" de Facção Central que contém traços de narração, apresentando a letra e o vídeo das mesmas, tais músicas são muito interessantes por serem dos gêneros Rap, MPB e Rock, muito popular entre os jovens. Resultados: Antes da implementação do método, a média da frequência analisada nas quatro classes, em quatro semanas, variou entre 67% e 75%, poucos alunos participavam das aulas retratando pouco comprometimento da sala com a matéria. Durante o mês da inserção do método, pode-se notar que a frequência dos mesmos variou de 88% e 94%, refletindo em um aumento de 27%.Observou se mais participação nas discussões e melhor comprometimento e entrosamento entre aluno e professor, melhora na parte estrutural dos textos narrativos e carta, Os mesmos elogiaram o método utilizado e pediram para que fosse feito mais vezes pois assim ficou mais fácil a compreensão do assunto. Conclusão: Com o método exposto, pode se observar que as letras as músicas em combinação ferramentas audiovisuais despertaram o interesse dos alunos, e complementaram os conteúdos ministrados durante as aulas fixando melhor a matéria proposta aos jovens e, como consequência, podemos observar também um aumento na presença durante as aulas, tornando de grande valia esse novo método. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 09746 | |
dc.identifier | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTc0Ng== | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09778 | |
dc.identifier.file | 2013-09746-silva.pdf | |
dc.identifier.lattes | 1094113791665412 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/147050 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.subject | Audiovisual | pt |
dc.subject | Redação | pt |
dc.subject | Ensino | pt |
dc.title | Utilização de metologias audiovisuais interativas e dinâmicas no ensino de redação para alunos do cursinho pré-vestibular Diferencial | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 1094113791665412 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira | pt |
unesp.department | Física e Química - FEIS | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- 2013-09746-silva.pdf
- Tamanho:
- 122.99 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format