Efeitos do tratamento de início precoce comparado ao tratamento de início tardio para pacientes com dor femoropatelar: um ensaio clínico aleatorizado multicêntrico
Carregando...
Data
Autores
Supervisor
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Relatório de pós-doc
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Contexto: A dor femoropatelar (DFP) é uma desordem crônica de dor no joelho que apresenta altas taxas de recorrência após o tratamento. Embora uma maior duração da dor (>4 meses) seja um dos principais mediadores de pior prognóstico na DFP, não existem estudos clínicos que testem a resposta dos pacientes à fisioterapia precoce. Este estudo tem como objetivo determinar a efetividade de um programa de fisioterapia precoce em comparação com um programa de entrega tardia para pessoas com DFP em seguimentos de curto, médio e longo prazo.
Métodos: Adultos jovens (18–35 anos) com DFP serão recrutados no Brasil, nos Estados Unidos e na Bélgica. Um total de 152 participantes elegíveis será avaliado no baseline e alocado em grupos de intervenção precoce (tratamento iniciado entre 4 e 12 semanas após o início da dor) ou tardia (tratamento iniciado após ≥6 meses do início da dor). O programa (educação em saúde mais terapia por exercício) será semelhante para ambos os grupos e consistirá em um programa online de 12 semanas, com sessões individuais supervisionadas e não supervisionadas realizadas três vezes por semana. Os desfechos primários (dor autorreferida, função, recuperação e resposta ao tratamento) e secundários (aspectos psicossociais) serão reavaliados imediatamente após o tratamento e após 3, 6 e 12 meses. Modelos de regressão com equações de estimação generalizadas ou testes do qui-quadrado serão utilizados para determinar interações grupo*tempo (análises por intenção de tratar).
Impacto: O momento de início da fisioterapia pode ter efeito significativo sobre os desfechos de pacientes com DFP. Este estudo pode fornecer mensagens clínicas relevantes sobre o manejo precoce da DFP.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Citação
WAITEMAN, Marina Cabral. Efeitos do tratamento de início precoce comparado ao tratamento de início tardio para pacientes com dor femoropatelar: um ensaio clínico aleatorizado multicêntrico. Supervisor: Fábio Micolis de Azevedo. 30 f. Relatório (Pós-doutorado) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2026.



