Publicação: Formação continuada: a temática ambiental e os temas transversais presentes no programa teia do saber/IBILCE – UNESP de São José do Rio Preto
dc.contributor.author | Oliveira, Edilson Moreira de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Arnoni, Maria Eliza Brefere [UNESP] | |
dc.contributor.author | Buchala, Simone Azevedo [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:32:07Z | |
dc.date.available | 2016-06-28T17:32:07Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo registrar, em relação à dimensão curricular presente nas modalidades de formação inicial e continuada, a necessária articulação entre método/metodologia/ lógica na elaboração de propostas de ensino que tenham por objeto temas controvertido/contraditórios/transversais, refratários a uma abordagem estruturada na lógica formal clássica aristotélica. Os dados foram obtidos mediante a análise das propostas elaboradas e submetidas, pelos coordenadores dos projetos, aos editais do Programa de Formação Continuada de Professores – Programa Teia do Saber – da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, a partir do ano de 2004, até o seu término. Os resultados obtidos evidenciaram os limites da aplicação de propostas curriculares estruturada na lógica formal clássica aristotélica, quando aplicados em conceitos/temas controvertidos, contraditórios e transversais, bem como, a necessária ampliação destas propostas de formação continuada em face de uma abordagem estruturada a partir de um paradigma lógico dialético. | pt |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto. Rua Cristóvão Colombo, 2265 | |
dc.format.extent | 853-865 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 853-865 | |
dc.identifier.file | ISSN2236-9708-2011-853-865.pdf | |
dc.identifier.issn | 9708-2011 | |
dc.identifier.lattes | 5025114224560241 | |
dc.identifier.lattes | 7966298304820370 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0001-8507-8242 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/139893 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.title | Formação continuada: a temática ambiental e os temas transversais presentes no programa teia do saber/IBILCE – UNESP de São José do Rio Preto | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 5025114224560241[1] | |
unesp.author.lattes | 7966298304820370 | |
unesp.author.orcid | 0000-0001-8507-8242[1] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto | pt |
unesp.department | Educação - IBILCE | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2236-9708-2011-853-865.pdf
- Tamanho:
- 176.95 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format