Publicação:
Formação continuada: a temática ambiental e os temas transversais presentes no programa teia do saber/IBILCE – UNESP de São José do Rio Preto

dc.contributor.authorOliveira, Edilson Moreira de [UNESP]
dc.contributor.authorArnoni, Maria Eliza Brefere [UNESP]
dc.contributor.authorBuchala, Simone Azevedo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-06-28T17:32:07Z
dc.date.available2016-06-28T17:32:07Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo registrar, em relação à dimensão curricular presente nas modalidades de formação inicial e continuada, a necessária articulação entre método/metodologia/ lógica na elaboração de propostas de ensino que tenham por objeto temas controvertido/contraditórios/transversais, refratários a uma abordagem estruturada na lógica formal clássica aristotélica. Os dados foram obtidos mediante a análise das propostas elaboradas e submetidas, pelos coordenadores dos projetos, aos editais do Programa de Formação Continuada de Professores – Programa Teia do Saber – da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, a partir do ano de 2004, até o seu término. Os resultados obtidos evidenciaram os limites da aplicação de propostas curriculares estruturada na lógica formal clássica aristotélica, quando aplicados em conceitos/temas controvertidos, contraditórios e transversais, bem como, a necessária ampliação destas propostas de formação continuada em face de uma abordagem estruturada a partir de um paradigma lógico dialético.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto. Rua Cristóvão Colombo, 2265
dc.format.extent853-865
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 853-865
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-853-865.pdf
dc.identifier.issn9708-2011
dc.identifier.lattes5025114224560241
dc.identifier.lattes7966298304820370
dc.identifier.orcid0000-0001-8507-8242
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139893
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.titleFormação continuada: a temática ambiental e os temas transversais presentes no programa teia do saber/IBILCE – UNESP de São José do Rio Pretopt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5025114224560241[1]
unesp.author.lattes7966298304820370
unesp.author.orcid0000-0001-8507-8242[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.departmentEducação - IBILCEpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2236-9708-2011-853-865.pdf
Tamanho:
176.95 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format