Logo do repositório
 

O uso do material manipulativo Tangram e de jogos como estratégias de motivação para a aprendizagem de frações

dc.contributor.advisorAlmeida, Vera Lia Marcondes Criscuolo de [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Rafaella Martins Santana [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:28:29Z
dc.date.available2015-03-23T15:28:29Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractIn this research, we analyzed the use of manipulative materials and games as motivators tools that facilitate the comprehension of fractions content when presented to a class of students from the 9th grade from a public school in Guaratinguetá-SP city. The students are 14 and 17 years old. Initially we presented the benefits that could bring manipulative materials for teaching and learning with understanding, followed by historical accounts of the Tangram material. We show the advantages of the games, when properly used in activities classroom. The game titled Dominoes fractions using the Tangram was applied in order to check if students retook properly the fractions contents. This research was motivated students to participate in math classes and this motivation may have promoted the understanding of the contents workeden
dc.description.abstractNesta pesquisa, analisamos a utilização de materiais manipulativos e de jogos como instrumentos motivadores, que facilitam a compreensão do conteúdo de frações, ao serem apresentados para uma turma de alunos do 9º ano de uma Escola da Rede Estadual de Ensino da cidade de Guaratinguetá-SP, com idades entre 14 e 17 anos. Inicialmente apresentamos os benefícios que os materiais manipulativos poderiam trazer para um ensino-aprendizagem com compreensão, seguido de relatos históricos do material Tangram. Mostramos as vantagens dos jogos, quando bem utilizados nas atividades em sala de aula. O jogo intitulado “Dominó das frações com o uso do Tangram” foi aplicado com o intuito de verificar se os alunos retomaram adequadamente os conteúdos de frações. Nesta pesquisa houve motivação para os alunos participarem das aulas de matemática, e essa motivação pode ter propiciado a compreensão dos conteúdos trabalhadospt
dc.identifier.aleph000708185
dc.identifier.citationSANTOS, Rafaella Martins Santana. O uso do material manipulativo Tangram e de jogos como estratégias de motivação para a aprendizagem de frações. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2012.
dc.identifier.filesantos_rms_tcc_guara.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121039
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectJogos em educação matematicapt
dc.subjectTangrampt
dc.titleO uso do material manipulativo Tangram e de jogos como estratégias de motivação para a aprendizagem de fraçõespt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.undergraduateMatemática - FEGpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
santos_rms_tcc_guara.pdf
Tamanho:
1.83 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format