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Publicação:
Uso de atividades embasados no enfoque CTS em aulas de física para o primeiro ano do ensino médio: reflexões à luz da construção de argumentos

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Orientador

Kondarzewski, Isabel Cristina de Castro

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Física - FEG

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O objetivo deste trabalho foi investigar a utilização do enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no ensino de física, através de uma aula expositiva e uma experimental para o desenvolvimento da construção de argumentos, incentivando a resolução de problemas. Foi construído um roteiro de aula que incluía uma atividade experimental que foi aplicada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, utilizando carrinhos de brinquedo e placas de metal para simular os tipos de colisões. Foram feitas discussões na sala de aula sobre o problema de ser ou não correto andar na contramão de bicicleta, utilizando relatos reais e exemplificando por meio do experimento. Os alunos foram incentivados a tirar suas conclusões, a discutir com seus colegas e com a pesquisadora quanto à defesa de seus argumentos e a apresentarem soluções que poderiam ser aplicadas para evitar ou amenizar este tipo de problema envolvendo a segurança dos ciclistas. A avaliação final ocorreu por meio da análise de textos escritos pelos alunos utilizando o padrão de Toulmin, a fim de se identificar a capacidade deles de escreverem sobre física utilizando palavras ao invés de números. Os resultados mostram que os alunos por meio da aula, vídeos que foram apresentados e principalmente pela atividade experimental, compreenderam quais os riscos à segurança dos ciclistas e foram capazes de escrever argumentos utilizando o conteúdo das aulas para sustentar suas opiniões.

Resumo (português)

The objective of this work was to investigate the use of the STS approach (Science, Technology and Society) in physics teaching, through an expository class and an experimental one for the development of the construction of arguments, encouraging the resolution of problems. A class script was constructed that included an experimental activity that was applied to 1st year high school students, using toy cars and metal plates to simulate the types of collisions. Discussions were held in the classroom about the problem of whether or not it is correct to ride a bicycle against the grain, using real reports and exemplifying through the experiment. The students were encouraged to draw their conclusions, to discuss with their colleagues and with the researcher regarding the defense of their arguments and to present solutions that could be applied to avoid or alleviate this type of problem involving the safety of cyclists. The final evaluation took place through the analysis of texts written by the students using the Toulmin standard, in order to identify their ability to write about physics using words instead of numbers. The results show that students, through the class, videos that were presented and mainly through the experimental activity, understood the risks to the safety of cyclists and were able to write arguments using the content of the classes to support their opinions.

Descrição

Palavras-chave

Ensino de física, CTS, Argumentação, Physics teaching, STS, Argumentation, Aprendizagem baseada em problemas, Física - Estudo e ensino, Física (Ensino médio), Aprendizagem ativa

Idioma

Português

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