Logotipo do repositório
 

Publicação:
Educação Ambiental formadora de cidadania em perspectiva emancipatória: constituição de uma proposta para a formação continuada de professores

dc.contributor.authorManzochi, Lúcia Helena [UNESP]
dc.contributor.authorCarvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-24T19:55:12Z
dc.date.available2014-06-24T19:55:12Z
dc.date.issued2008-12-24
dc.description.abstractEste trabalho explora possibilidades abertas pelos campos teóricometodológicosde “conflito socioambiental” e “educação moral” para a constituiçãode uma proposta teórico-metodológica de formação continuada de professores.Trata-se de reflexão teórica aliada às análises de uma experiência de intervençãoanteriormente realizada e que se insere nas abordagens naturalístico-qualitativas depesquisa. As análises realizadas forneceram indícios de que subsídios daquelescampos podem apoiar a construção, pelos educadores, de entendimentos relevantesà nossa perspectiva de EA e podem subsidiá-los na criação autônoma de novaspráticas pedagógicas. Os trabalhos levaram à formulação de proposta teóricometodológicade formação em que se preparam os educadores, por meio dautilização de estudos de casos locais/regionais de conflito socioambiental e dosrecursos metodológicos (RMs) da educação moral, para a criação de atividades parasala de aula.pt
dc.description.affiliationDoutora em Educação Escolar pela UNESP – Araraquara, SP.
dc.description.affiliationProfessor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Núcleo Temático “Educação Ambiental” – Instituto de Biociências – UNESP – Rio Claro.
dc.description.affiliationUnespDoutora em Educação Escolar pela UNESP – Araraquara, SP.
dc.description.affiliationUnespProfessor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Núcleo Temático “Educação Ambiental” – Instituto de Biociências – UNESP – Rio Claro.
dc.identifierhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6171
dc.identifier.citationPesquisa em Educação Ambiental, v. 3, n. 2, 2008, p. 103-124.
dc.identifier.fileISSN2177-580X-2008-3-2-103-124.pdf
dc.identifier.issn2177-580X
dc.identifier.lattes0804543782141182
dc.identifier.orcid0000-0002-6109-6830
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/108280
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofPesquisa em Educação Ambiental
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePesquisa em Educação Ambiental
dc.titleEducação Ambiental formadora de cidadania em perspectiva emancipatória: constituição de uma proposta para a formação continuada de professorespt
dc.typeArtigo
dcterms.licensehttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/about/editorialPolicies#openAccessPolicy
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0804543782141182[2]
unesp.author.orcid0000-0002-6109-6830[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.departmentEducação - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2177-580X-2008-3-2-103-124.pdf
Tamanho:
193.28 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format