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Publicação:
Método de avaliação de ensaios não destrutivos em componentes aeronáuticos

dc.contributor.advisorSouza, Jose Vitor Candido de [UNESP]
dc.contributor.authorPaula, Danilo Augusto de
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-07-25T17:06:02Z
dc.date.available2023-07-25T17:06:02Z
dc.date.issued2023-02-10
dc.description.abstractOs ensaios não destrutivos, conhecido como END, são amplamente utilizados na indústria aeronáutica e aeroespacial, devido a sua capacidade de identificação e avaliação de possíveis defeitos em componentes, sem prejudicar a integridade do material submetido ao ensaio. Uma vez que essas industriais possuem diversos tipos de materiais em seu produto, os compósitos foram selecionados para serem o objeto deste estudo e ainda em compósitos existe uma vasta gama de aplicabilidade em componentes aeronáutico, adotou-se dois perfis, sendo eles laminado e sanduíche. A partir da seleção dos corpos de prova, voltou-se a atenção para o ensaio não destrutivo de ultrassom, pois foi avaliado que este possuía critérios suficientes para se realizar a detecção e validação dos corpos de prova, comparado com os demais ensaios não destrutivos considerados clássicos. O objetivo deste estudo é definir parâmetros e técnicas apropriados para a realização de uma inspeção e validação do material como conforme ou não conforme. A partir da revisão bibliográfica e aplicação dos conceitos, concluiu-se que para ensaiar componentes constituídos de compósito no layout laminado, a técnica eco pulso é a mais apropriada, possibilitando a detecção da presença de descontinuidades e sua posição no material. Enquanto que para o perfil sanduíche, a técnica apropriada é a transmissão que possibilidade a identificação de descontinuidades no corpo de prova, mas não é possível identificar a sua posição. Portanto, com essa informações foi possível desenhar um fluxograma dos critérios necessários para realizar uma tarefa de inspeção. É válido ressaltar ainda que aprende-se com este estudo que não existe um melhor método de ensaio não destrutivo que poderá ser aplicado em qualquer ocasião, mas sim que é necessário avaliar cada caso e selecionar um método mais adequado para aplicação em questão, ainda se necessário utilizar mais de um ensaio não destrutivo para elaboração do laudo de integridade.pt
dc.description.abstractNon-destructive tests, known as NDT, are widely used in the aeronautical and aerospace industry, due to their ability to identify and evaluate possible defects in components, without harming the integrity of the material submitted to the test. Since these industries have different types of materials in their product, the composites were selected to be the object of this study and even in composites there is a wide range of applicability in aeronautical components, two profiles were adopted, laminated and sandwich. From the selection of the test specimens, attention was turned to the non-destructive ultrasound test, as it was evaluated that it had sufficient criteria to perform the detection and validation of the test specimens, compared to the other non-destructive tests considered classics. The objective of this study is to define appropriate parameters and techniques for carrying out an inspection and validation of the material as compliant or non-compliant. From the bibliographic review and application of the concepts, it was concluded that to test components made of composite in the laminated layout, the echo pulse technique is the most appropriate, enabling the detection of the presence of discontinuities and their position in the material. While for the sandwich profile, the appropriate technique is the transmission that allows the identification of discontinuities in the specimen, but it is not possible to identify its position. Therefore, with this information, it was possible to draw a flowchart of the criteria necessary to carry out an inspection task. It is also worth emphasizing that what was learned from this study is that there is no best method of non-destructive testing that can be applied at any time, but rather that it is necessary to evaluate each case and select a method that is most appropriate for the application in question, even if necessary to use more than one non-destructive test to prepare the integrity report.pt
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/244757
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectENDpt
dc.subjectensaio não destrutivopt
dc.subjectcompósito laminadopt
dc.subjectcompósito sanduíchept
dc.subjectultrassompt
dc.subjectNDTpt
dc.subjectNon-destructive testpt
dc.subjectLaminated platept
dc.subjectSandwich panelpt
dc.subjectUltrasoundpt
dc.titleMétodo de avaliação de ensaios não destrutivos em componentes aeronáuticospt
dc.title.alternativeMethod of non-destructive testing on aeronautical componentspt
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.undergraduateEngenharia Mecânica - FEGpt

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