Logo do repositório
 

História e vida: o encontro epistemológico entre Didática da História e Educação Histórica

dc.contributor.authorAlves, Ronaldo Cardoso [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-08-21T17:53:26Z
dc.date.available2015-08-21T17:53:26Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractThe article gives a brief history about the formation of the scientific field of Didactic of History in Germany, as well as History Education in England and his epistemological meeting, occurred early in this century. Secondly, part of epistemology to relate historical knowledge, scientifically designed, the guidance needs of humans in quotidian Contemporary Historical Culture. Finally, it presents such a meeting as a supplier of a theoretical-methodological repertoire that enables the qualification of research Teaching of History in Brazil, aiming to research about the school as a place of development of historical consciousness of students and teachers.en
dc.description.abstractO artigo faz um breve histórico acerca da formação do campo científico da Didática da História na Alemanha, bem como da History Education na Inglaterra e o encontro epistemológico dessas vertentes, ocorrido no início do século XXI. Num segundo momento, parte desta epistemologia para relacionar o conhecimento histórico, cientificamente concebido, às necessidades de orientação dos seres humanos no cotidiano da Cultura Histórica contemporânea. Finalmente, apresenta tal encontro como fornecedor de um repertório teórico-metodológico que possibilita a qualificação das pesquisas de Ensino de História no Brasil, com vistas à investigação a respeito da escola como lugar de desenvolvimento da consciência histórica de estudantes e professores.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antonio, 2100, Centro, CEP 19806900, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antonio, 2100, Centro, CEP 19806900, SP, Brasil
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent49-69
dc.identifierhttp://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/15535
dc.identifier.citationHistória & Ensino, v. 19, n. 1, p. 49-69, 2013.
dc.identifier.doi10.5433/2238-3018.2013v19n1p49
dc.identifier.issn2238-3018
dc.identifier.lattes4261035595905239
dc.identifier.orcid0000-0002-9466-9965
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126904
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofHistória & Ensino
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectHistorical consciousnessen
dc.subjectDidactic of historyen
dc.subjectPhilosophy of historyen
dc.subjectHistory educationen
dc.subjectHistory cultureen
dc.subjectConsciência históricapt
dc.subjectDidática da Históriapt
dc.subjectFilosofia da Históriapt
dc.subjectEducação históricapt
dc.subjectCultura históricapt
dc.titleHistória e vida: o encontro epistemológico entre Didática da História e Educação Históricapt
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isDepartmentOfPublication2d6187cd-d25f-4645-bb9c-a9ae47603de8
relation.isDepartmentOfPublication.latestForDiscovery2d6187cd-d25f-4645-bb9c-a9ae47603de8
relation.isOrgUnitOfPublicationc3f68528-5ea8-4b32-a9f4-3cfbd4bba64d
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryc3f68528-5ea8-4b32-a9f4-3cfbd4bba64d
unesp.author.lattes4261035595905239
unesp.author.orcid0000-0002-9466-9965
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.departmentEducação - FCLASpt

Arquivos