Repository logo
 

Publication:
Cenografia e ethos discursivo nas obras de autoajuda para adolescentes

Loading...
Thumbnail Image

Date

Advisor

Coadvisor

Graduate program

Estudos Linguísticos - IBILCE

Undergraduate course

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Cultura Acadêmica

Type

Book

Access right

Acesso abertoAcesso Aberto

Abstract

A pesquisa investiga até que ponto as características dos livros de autoajuda para adultos também estão presentes no discurso de autoajuda para adolescentes. Para a autora, a diferença nos livros para os adolescentes é certa atenuação do tom autoritário típico desse discurso quando ele é dirigido aos adultos. Mas em ambos os casos trata-se de um discurso voltado para a promoção da ideologia centrada no individualismo pós-moderno, cujo ideal é um indivíduo seguro, autoconfiante, determinado e concentrado em alcançar sucesso profissional e financeiro. Com base na abordagem interdiscursiva proposta pelo francês Maingueneau, a pesquisadora desvela os principais traços semânticos que definem o discurso de autoajuda, entre os quais a manifestação da certeza é um dos mais presentes, ao mesmo tempo em que a manifestação da dúvida é um dos mais rejeitados. De acordo com ela, o sujeito enunciador desse discurso não promove uma reflexão ou um debate sobre as condições que teriam conduzido o leitor a um estado de insatisfação, mas se propõe a ser um guia, um orientador que receita fórmulas para a superação de tal estado. Já o leitor desse tipo de literatura é colocado sempre como inseguro, descrente de suas habilidades ou de sua capacidade de superação dos problemas, alguém perdido, carente de orientação e pessimista. Fatores tratados furiosamente como indesejáveis nos livros para adultos, mas como mais “compreensíveis” nos livros para adolescentes.

Description

Keywords

Análise do discurso literário, Linguística

Language

Portuguese

Citation

FURLAN, Marília Molina. Cenografia e ethos discursivo nas obras de autoajuda para adolescentes. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROPG Digital- UNESP). ISBN 9788579835759.

Related itens

Sponsors

Units

Departments

Undergraduate courses

Graduate programs