Publication: Cenografia e ethos discursivo nas obras de autoajuda para adolescentes
Loading...
Date
Authors
Advisor
Coadvisor
Graduate program
Estudos Linguísticos - IBILCE
Undergraduate course
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Cultura Acadêmica
Type
Book
Access right
Acesso aberto

Abstract
A pesquisa investiga até que ponto as características dos livros de autoajuda para adultos também estão presentes no discurso de autoajuda para adolescentes. Para a autora, a diferença nos livros para os adolescentes é certa atenuação do tom autoritário típico desse discurso quando ele é dirigido aos adultos. Mas em ambos os casos trata-se de um discurso voltado para a promoção da ideologia centrada no individualismo pós-moderno, cujo ideal é um indivíduo seguro, autoconfiante, determinado e concentrado em alcançar sucesso profissional e financeiro. Com base na abordagem interdiscursiva proposta pelo francês Maingueneau, a pesquisadora desvela os principais traços semânticos que definem o discurso de autoajuda, entre os quais a manifestação da certeza é um dos mais presentes, ao mesmo tempo em que a manifestação da dúvida é um dos mais rejeitados. De acordo com ela, o sujeito enunciador desse discurso não promove uma reflexão ou um debate sobre as condições que teriam conduzido o leitor a um estado de insatisfação, mas se propõe a ser um guia, um orientador que receita fórmulas para a superação de tal estado. Já o leitor desse tipo de literatura é colocado sempre como inseguro, descrente de suas habilidades ou de sua capacidade de superação dos problemas, alguém perdido, carente de orientação e pessimista. Fatores tratados furiosamente como indesejáveis nos livros para adultos, mas como mais “compreensíveis” nos livros para adolescentes.
Description
Keywords
Análise do discurso literário, Linguística
Language
Portuguese
Citation
FURLAN, Marília Molina. Cenografia e ethos discursivo nas obras de autoajuda para adolescentes. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROPG Digital- UNESP). ISBN 9788579835759.